São Paulo - Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, tiveram uma segunda conversa até então não revelada durante um jantar para líderes do G20 na cúpula realizada no começo do mês em Hamburgo, na Alemanha. O encontro foi confirmado nesta terça-feira por um porta-voz da Casa Branca.

Os dois líderes participaram de um encontro bilateral formal de duas horas no último dia 7, em meio à polêmica sobre os rumores de que Moscou teria interferido nas eleições americanas do ano passado. Após o encontro, os dois governos deram versões diferentes para a conversa. Enquanto Putin disse ter sentido que Trump aceitou sua explicação de que seu governo não se envolveu no pleito americano, assessores do presidente americano tinham dito à CNN que ele não comprou a versão do líder russo de que não houve interferência.

A Casa Branca não informou quanto durou esse segundo encontro ou o que foi discutido. A reunião ocorreu no mesmo dia 7, durante um jantar dos chefes de Estado do G20 e suas mulheres, em Hamburgo, segundo Ian Bremmer, presidente da consultoria de risco político Eurasia Group, o primeiro a falar do encontro em um relatório para seus clientes. Á época, as imagens do jantar mostraram a primeira-dama americana, Melania Trump, sentada ao lado de Putin.

Bremmer disse que Trump levantou de sua cadeira no meio do jantar e passou cerca de uma hora falando "de maneira privada e animada" com Putin, acompanhados apenas pelo tradutor do líder russo.

A falta de um tradutor americano atrai a atenção dos outros líderes no jantar, segundo Bremmer, que classificou de "brecha do protocolo de segurança nacional".

Trump está sob intenso escrutínio do Congresso e de um conselho especial que investiga a possível interferência russa na eleição presidencial americana de 2016 e se a campanha do republicano teve alguma relação com a atividade. O presidente americano nega qualquer relação entre sua campanha à Casa Branca e Moscou.