Londres - O aumento da segurança na região onde ocorreram os ataques desta quarta-feira (22) foi uma das recomendações em relatório feito a pedido do prefeito de Londres, Sadiq Kahn, logo que assumiu o cargo. O texto, lançado em outubro do ano passado, foi feito pelo pelo Lorde Toby Harris e inclui 127 recomendações. Segundo a análise, não seria necessário aumentar o efetivo atual de 600 policiais armados.

No domingo (19), o Serviço de Polícia Metropolitano, juntamente com os serviços de emergência, realizou o primeiro exercício conjunto para testar a sua resposta a uma ameaça terrorista na região. Mais de 200 atletas e policiais participaram do exercício. O cenário envolveu um grupo de terroristas sequestrando um barco de passeio no Rio Tamisa e tomando reféns e foi concebido para testar os protocolos de resposta e de comando e controle dos serviços de emergência. "Esta foi a primeira vez que testamos juntos a resposta das várias agências que operam no Rio Tamisa a um potencial ataque terrorista", disse comandante B.J. Harrington, da Polícia Metropolitana.

"Este cenário não se baseava em nenhuma inteligência específica, mas é importante lembrar que o nível de ameaça para o terrorismo internacional no Reino Unido permanece alto", completou.

As recomendações incluem o um projeto-piloto para uso de tecnologias para que alertas sejam enviados para a população no caso de um ataque e uso de câmeras de vigilância facilmente acessíveis em caso de emergência.