Londres - A primeira-ministra britânica, Theresa May, nomeou nesta quinta-feira (9) Penny Mordaunt, partidária do Brexit como a nova ministra de Desenvolvimento Internacional, após a demissão da titular do cargo, o segundo caso em uma semana em seu gabinete.

Mordaunt substitui Priti Patel, que teve que se demitir na quarta-feira depois de ter se reunido com personalidades políticas israelenses sem informar ao governo.

Com esta nomeação, Theresa May tenta preservar o frágil equilíbrio de forças no seio de seu governo, entre os a favor e contra o Brexit, em negociações com a União Europeia que se anunciam complicadas.

Penny Mordaunt aparecia na lista de possíveis sucessores de Michael Fallon, que deixou seu cargo de ministro da Defesa na semana passada, suspeito de assédio sexual. A posição foi finalmente atribuída a Gavin Williamson, um dos aliados da primeira-ministra, o que provocou críticas entre os tories.

Deputada conservadora de Portsmouth desde 2010, Mordaunt entrou no governo de David Cameron em 2015 como ministra das Forças Armadas. Após o referendo do Brexit e a chegada de May a Downing Street foi nomeada ministra de Saúde, Trabalho e Pessoas Deficientes.

Antes de entrar na política, trabalhou em meios de comunicação e no setor privado. Foi responsável de imprensa estrangeira na equipe de George W. Bush durante a campanha para a eleição presidencial americana de 2000.

Entre os conservadores, alguns deputados expressaram seu desejo de ver um representante pró-Brexit como sucessor de Patel. A oposição rapidamente criticou essa nomeação.