São Paulo - As forças de segurança iraquianas detiveram um adolescente que carregava um cinturão de explosivos na cidade de Kirkuk, afirmaram nesta segunda-feira (22) autoridades de segurança. "As forças iraquianas da polícia conseguiram deter um suicida que carregava um cinturão de explosivos. Ele nasceu em 2001", disse à imprensa o chefe da polícia de Kirkuk, Jattab Omar Aref. O adolescente havia planejado ativar seu cinturão de explosivos em um santuário xiita na cidade localizada 240 km ao norte de Bagdá.
Imagens de uma TV local mostram policiais segurando o jovem garoto enquanto dois homens tiram o cinto com explosivos. Após remover o cinturão, o garoto é visto correndo em direção a um caminhão da polícia e levado embora.
Nas últimas horas foram apontados três incidentes similares em Kirkuk. Em um deles, um policial abateu um terrorista que tentou entrar em um local de oração. "As forças de polícia conseguiram frustrar uma operação terrorista que poderia ter deixado vítimas e provocado uma catástrofe na província", disse à AFP o governador de Kirkuk, Najmeddin Karim. O ataque, no entanto, feriu duas pessoas.
"O garoto alegou durante o interrogatório que foi sequestrado por homens mascarados que colocaram os explosivos nele e o mandaram para aquela área", disse um oficial da inteligência de Kirkuk. O menino, cujo nome não foi divulgado, afirmou a autoridade, foi tirado da cidade de Mossul, a segunda maior do Iraque, pelo Estado Islâmico e diz ter chegado a Kirkuk há uma semana.
O Iraque está em guerra contra os extremistas da facção terrorista Estado Islâmico, que conquistou em 2014 grandes partes de seu território. A milícia sunita costuma utilizar crianças-soldado para realizar atentados.
O ataque frustrado ocorreu na noite de domingo, um dia após o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, dizer que um jovem-bomba com idade entre 12 e 14 anos lançou um atentado suicida que deixou mais de 50 mortos. Depois, o premiê turco, Binali Yildirim, afirmou que as autoridades ainda trabalham para determinar a autoria do ataque e estabelecer se de fato era uma criança ou se era um adulto.
Segundo Erdogan, o autor do atentado suicida que deixou no sábado ao menos 54 mortos durante um casamento na cidade de Gaziantep provavelmente agiu seguindo ordens do Estado Islâmico.