Montevidéu, Uruguai - A Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul (Parlasul) resolveu criar "um grupo de alto nível que possa propiciar o diálogo político entre a oposição e o governo venezuelano", disse nesta terça-feira (25) um dos vice-presidentes do Parlasur, o uruguaio Daniel Caggiani. As informações são da agência de notícias espanhola EFE.

O grupo de alto nível deve se reunir nos primeiros dias de maio com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro; com sua chanceler, Delcy Rodríguez; com o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela (Parlamento), Julio Borges; e com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) do país, Maikel Moreno.

"Esta resolução foi tomada em comum acordo com o conjunto dos países", disse Caggiani à Rádio Uruguai. O Parlasul é o órgão democrático e legislativo da representação dos Estados membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Em 10 de dezembro passado, a Venezuela foi suspensa do bloco pelos demais integrantes, por não cumprir obrigações assumidas quando se incorporou ao Mercosul, em 2012.

A finalidade dos encontros de alto nível será "buscar um caminho para que possa haver um diálogo entre as partes para aplanar o conflito político que existe na Venezuela e que não favorece nem aos cidadãos venezuelanos, nem ao governo, nem a oposição", afirmou Caggiani.

A Venezuela vive uma reativação dos protestos contra Maduro desde que, em 29 de março, o TSJ decidiu assumir as competências do Parlamento, devido à persistência de um suposto "desacato" do Legislativo, uma decisão que finalmente não foi aplicada.

Segundo dados da organização não governamental (ONG) Fórum Penal Venezuelano, desde que começaram os protestos contra o governo, pelo menos 26 pessoas morreram, mais de 100 ficaram feridos e quase 800 foram detidas em todo o país.