São Paulo - A Otan divulgou ontem uma nota a respeito do ataque que vitimou o filho e três netos do ditador líbio Muamar Kadafi. Charles Bouchard, comandante das operações da Otan na Líbia, declarou que todos os alvos da Otan são ''de natureza militar e claramente ligados ao regime de Kadafi'' e frisou ''nós não visamos alvos individuais''.
No entanto, a nota não explicou o porquê de um ataque em uma área residencial, onde estavam Kadafi e seu filho. ''Eu estou ciente de relatos feitos pela mídia, e ainda não confirmados, de que alguns dos membros da família Kadafi podem ter sido mortos'', disse Bouchard. ''Nós lamentamos qualquer morte, especialmente a de civis inocentes que são prejudicados por esse conflito''.
A nota ainda argumenta que a Otan apenas cumpre a decisão da ONU de parar os ataques das tropas de Kadafi contra a população com ''precisão e cuidado'', referindo-se à resolução do Conselho de Segurança da ONU que pede um fim imediato dos ataques autorizando todas as medidas necessárias para proteger os civis líbios.
Últimos ataques
Na noite de ontem foram registradas três explosões em Trípoli depois que aviões sobrevoaram a capital líbia, informaram testemunhas. As explosões foram ouvidas na zona leste da capital.
O porta-voz do regime, Ibrahim Musa, acusou a Otan de tentar assassinar o líder líbio Muamar Kadafi depois que um de seus filhos e três netos morreram no sábado à noite em um bombardeio da Aliança Atlântica.
Uma coalizão internacional iniciou uma operação militar na Líbia em 19 de março contra o regime de Kadafi, segundo um mandato do Conselho de Segurança da ONU com o objetivo de proteger a população civil. A Otan assumiu o comando da operação no dia 31 de março.