São Paulo - "Uma das minhas primeiras memórias é estar sentado nos ombros do meu avô balançando uma bandeira enquanto nossos astronautas retornavam para o Havaí." Foi assim que Barack Obama, presidente dos EUA, começou a falar sobre os planos americanos para expandir a exploração espacial. A declaração foi dada em coluna assinada pelo próprio presidente, na CNN.
O presidente afirmou, nesta terça (11), que a colaboração com empresas espaciais privadas é essencial para que humanos deixem sua pegada em Marte até 2030.
A ideia de Obama é "expandir as fronteiras das descobertas humanas e, ao mesmo tempo, revitalizar a indústria espacial e criar empregos", conforme comunicado divulgado pela Casa Branca.
Obama, em 2010, instituiu alguns desafios. O primeiro era chegar a um asteroide até o ano de 2025. O segundo era alcançar o planeta vermelho até meados de 2030. O setor privado foi incentivado a pavimentar o caminho para essas realizações.
O presidente destacou que mais de mil empresas espaciais privadas trabalham em quase todos os Estados americanos. "Estamos trabalhando com nossos parceiros comerciais para construir habitats com o poder de sustentar e transportar astronautas em missões de longa duração ao espaço profundo", afirmou o presidente.