Autoridades concederam entrevista coletiva próximo ao local do incidente, na Times Square, que está ainda mais movimentada devido às compras de fim de ano
Autoridades concederam entrevista coletiva próximo ao local do incidente, na Times Square, que está ainda mais movimentada devido às compras de fim de ano | Foto: Bryan R. Smith/AFP



Nova York - Um homem detonou uma bomba de fabricação artesanal em um túnel do metrô perto da Times Square, ponto de grande movimento em Nova York, na manhã desta segunda-feira (11), ferindo três pessoas. "Foi uma tentativa de ataque terrorista", declarou à imprensa o prefeito da cidade americana, Bill de Blasio.

A explosão, filmada por câmaras de segurança, ocorreu por volta de 7h20 (horário local, 10h20 horário de Brasília), momento de rush matinal, em um túnel do metrô que liga a Times Square ao terminal rodoviário de Port Authority. O autor do atentado foi um homem de 27 anos, identificado como Akayed Ullah, morador do bairro do Brooklyn e que carregava consigo "um dispositivo explosivo rudimentar", indicou o chefe de polícia James O'Neill. Segundo a imprensa local, ele teria emigrado de Bangladesh há sete anos.

O suspeito foi preso com ferimentos e queimaduras pelo corpo, acrescentou O'Neill. Três pessoas que estavam próximas ao suspeito também ficaram feridas, mas "nenhuma corre risco de morte", de acordo com os bombeiros de Nova York.

As estações de metrô da área foram evacuadas de forma tranquila, sem pânico, informaram testemunhas e jornalistas. O metrô continuou funcionando, mas sem parar nessas estações. A estação de ônibus da Port Authority também foi evacuada e a circulação em várias ruas e avenidas foi bloqueada, embora a circulação tenha voltado à normalidade três horas depois do ataque.

Segundo as autoridades de segurança, a intenção do autor seria detonar a bomba em outro local, mas o artefato teria sido detonado de forma prematura. Citando fontes policiais, o jornal New York Post indicou que o suspeito era um ex-motorista de táxi e disse aos policiais ao ser detido que agiu para se vingar "dos bombardeios" em seu país, sem dar mais detalhes. Órgãos de imprensa, citando "autoridades", afirmam que o bengalês teria citado como motivação "recentes ações israelenses em Gaza".

FIM DE ANO
A explosão acontece durante os preparativos das festas de final de ano, que atraem centenas de milhares de turistas para a cidade mais populosa dos Estados Unidos. A Times Square é um ponto particularmente sensível, onde quase um milhão de pessoas se reúne todos os anos para celebrar a transição para o Ano Novo.

Nova York é considerada um alvo privilegiado pelos movimentos terroristas e é monitorada de perto, com milhares de oficiais uniformizados e à paisana nos vários locais turísticos.

O ataque desta segunda-feira ocorre menos de seis semanas após um atentado mortal em Manhattan, no dia 31 de outubro. Em pleno Halloween, um ataque com caminhonete deixou oito mortos e 12 feridos no extremo sul de Manhattan, constituindo o primeiro ataque mortal em Nova York desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

O autor, Sayfullo Saipov, um uzbeque de 29 anos, que havia prometido lealdade ao EI, foi imediatamente preso. Ele já foi indiciado e corre o risco de ser condenado à prisão perpétua. O presidente americano, Donald Trump, chegou a pedir para ele a pena de morte.