Sydney - Um experiente mergulhador teve a sorte de sobreviver ao ataque de um tubarão de quatro metros de comprimento em uma remota zona próxima à Grande Barreira de Corais, na Austrália, segundo fontes médicas declararam no domingo (22).
O mergulhador, de 55 anos, estava praticando mergulho no sábado a 60 milhas náuticas a leste da ilha de Murray quando foi atacado por um tubarão-touro.
"Sofreu graves mordidas em seu braço esquerdo, e outros ferimentos no estômago", indicou à AFP David Cameron, um membro do serviço de ambulâncias de Queensland.
O homem foi levado de lancha à ilha de Murray, em um trajeto de mais de três horas a partir do lugar onde ocorreu o ataque, onde recebeu atendimento médico.
No domingo sua situação era estável e ele seria submetido a uma cirurgia, segundo Cameron.
"Há vários tipos de tubarões perto da ilha de Murray, mas o tubarão-touro (também conhecido como tubarão-cabeça-chata, Carcharhinus leucas) pode ser muito agressivo, razão pela qual o mergulhador teve muita, muita sorte", disse.
Embora os tubarões habitem esta zona - um paraíso para mergulhadores e pescadores de lagosta - os ataques a humanos são incomuns, acrescentou Cameron.