O advogado argentino Ricardo Monner Sans pediu à Justiça que o ministro de Economia da Argentina, Domingo Cavallo, seja citado a prestar depoimento no caso de tráfico de armas. O pedido foi feito ontem ao juiz responsável pela causa e pela prisão do ex-presidente Carlos Menem, mas não teve eco nos mercados nem gerou ruídos políticos.
Fontes do Judiciário explicam que o juiz federal Jorge Urso e o promotor do caso Carlos Stornelli não tem intenção, ‘‘pelo menos por enquanto’’, de convocar o ministro, que já prestou vários depoimentos ao longo destes seis anos de processo como testemunha. O chefe de gabinete da Presidência, Chrystian Colombo, disse ontem que a possibilidade de que Cavallo seja convocada é mínima.
Segundo ele, uma eventual convocação do ministro de Economia não afetaria a estabilidade do governo. ‘‘Prestar declaração é normal nas instituições e creio que, em geral, todos os políticos e todos os funcionários devem estar à disposição do juiz que os chame’’, afirmou o chefe de gabinete.
Chrystian Colombo ratificou que o governo se mantém ‘‘absolutamente fora das decisões judiciais’’.