São Paulo - Em meio a uma onda de protestos e conflitos entre palestinos e a polícia, Israel instalou neste domingo (23) novas câmeras de segurança na Cidade Velha de Jerusalém. Israel adotou novas medidas de segurança na semana passada após atiradores árabe-israelenses matarem dois policiais no local. A instalação de detectores de metais, no entanto, gerou ira entre os palestinos, que acusam o país de tentar expandir seu controle sobre o terceiro lugar santo do Islã. Desde então, protestos diários têm sido realizados nas proximidades da Cidade Velha e na Cisjordânia. No sábado (22), dois palestinos morreram durante confrontos com forças israelenses.

Apesar da instalação das câmeras, o presidente do comitê de Relações Exteriores e Defesa do Parlamento de Israel, Tzachi Hanegbi, afirmou que os detectores de metais não serão removidos. Autoridades israelenses, entretanto, consideram reduzir o seu uso. "Se eles (palestinos) não quiserem entrar na mesquita, então não entrem na mesquita", disse Hanegbi.

A onda de violência será tema de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU nesta segunda-feira (23). O encontro foi solicitado pela Suécia, França e Egito.