São Paulo - Uma semana depois do presidente americano Donald Trump declarar Jerusalém como capital de Israel, líderes de diversos países muçulmanos defenderam, em um comunicado conjunto divulgado nesta quarta-feira (13), que a cidade seja reconhecida como capital palestina.
"Proclamamos Jerusalém Oriental como capital do Estado da Palestina e convidamos todos os países a reconhecer o Estado da Palestina e Jerusalém Oriental como sua capital ocupada" diz o comunicado da OCI (Organização de Cooperação Islâmica), que reúne diversos países com presença muçulmana.
O grupo tem 57 países associados, entre eles o Irã, a Arábia Saudita e a Jordânia, que já haviam expressado discordância com a posição americana sobre Jerusalém. A organização se reuniu em Istambul, na Turquia, nesta quarta exatamente para debater uma resposta conjunta à decisão de Trump, a qual chamou de "nula e sem valor".
Para a OCI, os Estados Unidos se retiraram de seu papel de mediador das negociações de paz no Oriente Médio, ecoando declarações do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.