São Paulo - A Justiça do Chile ratificou ontem o fim da investigação sobre a causa da morte de Salvador Allende e confirmou a tese do suicídio do ex-presidente. No dia em que se completa 39 anos da morte de Allende, a Corte de Apelações de Santiago confirmou o fechamento da investigação, decretada em 29 de dezembro do ano passado pelo juiz Mario Carroza.
Em maio de 2011, os restos mortais de Allende, sepultados no Cemitério Geral da capital chilena, foram exumados. Após dois meses de diversas análises, uma equipe multidisciplinar de peritos concluiu que a causa de morte do ex-presidente se deveu a uma ''lesão perfurante da cabeça por um projétil de arma de fogo de alta velocidade a contato'', o que na medicina legal significa suicídio.
Na época, Carroza declarou que Allende se suicidou no dia 11 de setembro de 1973 com um fuzil AK-47 colocado entre seus joelhos e apontado para seu queixo. O corpo de Allende voltou a ser sepultado em cerimônia particular realizada no mesmo cemitério em 9 de setembro de 2011.