Budapeste - A Hungria homenageou no domingo (22) as vítimas do acidente com um ônibus que bateu e pegou fogo na noite da última sexta-feira no norte da Itália, em que viajavam adolescentes húngaros, 16 dos quais morreram. A tragédia causou comoção no país, cujo primeiro-ministro, Viktor Orban, decretou dia de luto nacional nesta segunda-feira (23). O cardeal húngaro Péter Erdo pediu que as missas de domingo fossem dedicadas aos que morreram e à recuperação dos sobreviventes.
Perto do elegante instituto de ensino médio Pal Szinyei-Merse, no centro de Budapeste, onde os jovens estudavam, as homenagens não param desde ontem. Em frente ao estabelecimento, pessoas se concentravam para depositar flores e velas.
Dezesseis pessoas morreram e 28 ficaram feridas quando o ônibus se incendiou na noite de sexta-feira, após bater no pilar de uma ponte na saída de uma estrada próxima a Verona. Cinquenta e seis pessoas estavam no ônibus, incluindo os dois motoristas, o grupo de adolescentes e alguns pais e professores, que retornavam à Hungria após uma excursão escolar às montanhas na França.
O chanceler húngaro, Péter Szijjártó, disse que a identificação das vítimas estava em andamento, e era dificultada pelas queimaduras. A polícia húngara abriu uma investigação oficial, paralela a das autoridades italianas, para determinar a causa do acidente. Segundo a empresa de transportes Pizolit, dona do ônibus, o veículo estava "em bom estado, preparado para a estrada".