Imagem ilustrativa da imagem Hollande pede que Europa não abrace nacionalismo
| Foto: Guido Bergmann/Bundesregierung/AFP
Encontro de Merkel, Renzi e Hollande ocorreu em Ventotene, onde, durante a Segunda Guerra Mundial, foi escrito um manifesto de intelectuais italianos pedindo pela unidade política da Europa



Madri, Espanha - Líderes da Alemanha, França e Itália, as três principais economias da zona do euro, reuniram-se na tarde desta segunda-feira (22) na ilha italiana de Ventotene para discutir os desafios futuros da União Europeia. O encontro ocorreu dois meses após o Reino Unido ter decidido deixar o bloco econômico. A ilha, na costa de Nápoles, recebeu Matteo Renzi (Itália), Angela Merkel (Alemanha) e François Hollande (França). Líderes da União Europeia devem reunir-se em setembro, na Eslováquia, em uma reunião mais ampla.
Após o encontro, Hollande pediu que o continente não caminhe em direção a tendências nacionalistas e afirmou que a União Europeia pode ter um futuro de "unidade e coesão". Partidos nacionalistas têm crescido na região, inclusive na França.
Um dia antes, Renzi havia afirmado que o encontro em Ventotene tinha por meta relançar o projeto europeu. Há receio quanto a um efeito contágio do referendo britânico, levando a voto similar, por exemplo, na Holanda.
Assim, relatos dos últimos dias indicavam que um dos objetivos do encontro era manter o status quo do bloco econômico. Com essa meta, Merkel planeja reunir-se no curto prazo com diversos outros líderes. Ela deve viajar a Praga e Varsóvia e receber, em seu país, líderes de países como Holanda, Finlândia, Suécia e Dinamarca.
Em seu último encontro com Renzi e Hollande, na semana seguinte ao referendo no Reino Unido, a chanceler alemã já havia dado indícios de não ver com bons olhos medidas para mais integração na União Europeia. Ela alertou que "qualquer medida que fortaleça as forças centrífugas que já estão minando a Europa poderia ter consequência imprevisíveis".
O Brexit, como é conhecido o voto britânico pela saída do bloco, não é a única preocupação de Renzi, Merkel e Hollande. Eles discutiram também a ameaça do terrorismo ao continente, na sequência de uma série de ataques. Em julho, um atentado deixou 86 mortos em Nice, na costa francesa.
Nesse sentido, o premiê italiano Renzi afirmou após a reunião que a melhora da segurança na Europa e o compartilhamento de inteligência entre países são "prioridades absolutas" para lidar, por exemplo, com a milícia terrorista Estado Islâmico.

ILHA
A escolha de Ventotene como endereço do encontro vem de sua importância simbólica à União Europeia. Foi escrito ali, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), um manifesto de intelectuais italianos pedindo pela unidade política da Europa.
Renzi, Merkel e Hollande visitaram o túmulo de um deles, Altiero Spinelli, durante a passagem pelo local. A coletiva de imprensa que encerrou esse evento também foi simbólica, ocorrendo em um porta-aviões italiano.