Governo do ditador Kim Jong-un lançou mais de 20 mísseis em 2017; último foi projétil intercontinental, há duas semanas
Governo do ditador Kim Jong-un lançou mais de 20 mísseis em 2017; último foi projétil intercontinental, há duas semanas | Foto: Abbas Momani/AFP


São Paulo - O secretário de Estado americano Rex Tillerson disse nesta terça-feira (12) que o país está aberto para negociar com a Coreia do Norte sem impôr pré-condições ao diálogo. A declaração é uma mudança no tom da diplomacia dos Estados Unidos, que sempre dizia que as conversas só poderiam começar após Pyongyang desistir do programa de armas nucleares.

Para o secretário,"não é realista" esperar que a ditadura de Kim Jong-un simplesmente desista da ambição nuclear antes de as conversas começarem. "Eles investiram demais nisso", disse.

Por isso, desta vez, Tillerson pediu apenas que Pyongyang interrompa os testes durante as conversas - a Coreia do Norte fez mais de 20 lançamentos de mísseis em 2017, além de um teste de uma bomba de hidrogênio.

Há duas semanas, a Coreia do Norte realizou seu último teste com um míssil intercontinental que, segundo a ditadura, tem capacidade para atacar qualquer parte dos Estados Unidos. Segundo o secretário, o presidente americano, Donald Trump, apoia a nova estratégia.