Um avião militar caiu nesta quinta-feira (12) na Espanha após ter participado do desfile do feriado nacional em Madri, declarou à AFP um porta-voz do ministério da Defesa.
"Posso confirmar que um avião caiu", indicou o porta-voz. Há a confirmação da morte do piloto da aeronave. "Descanse em paz, companheiro. Obrigado por ter ajudado a celebrar este dia em que você deu sua vida. Nunca o esqueceremos!", escreveu o Estado-Maior em sua conta no Twitter.
De acordo com a imprensa espanhola, a aeronave caiu perto da base aérea de Los Llanos, nos arredores da cidade de Albacete, 300 km ao sudoeste da capital.
A mídia espanhola afirma que o avião era um Eurofighter, uma aeronave de combate desenvolvida pelo Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha.
Duas aeronaves deste tipo caíram na Espanha em 2010 e 2014. Nas duas vezes, um dos ocupantes morreu no acidente.
A Espanha comemora nesta quinta-feira seu feriado nacional, símbolo da unidade do país, ameaçada pela crise entre Catalunha e Madri.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e o rei Felipe VI, participaram do tradicional desfile militar nas ruas de Madri para comemorar a descoberta da América por Cristóvão Colombo em 1492.
Mas o clima não é de festa na Espanha, confrontado com a sua mais séria crise política desde o retorno da democracia em 1977, quarenta anos atrás, com a vontade dos separatistas na Catalunha de forçar o divórcio .