São Paulo - Uma menina de 8 anos foi retirada com vida dos escombros de uma casa na cidade de Pescara del Tronto no fim da tarde desta quarta (24), quase 17 horas depois do forte terremoto que atingiu a região central da Itália. A notícia foi comemorada de forma efusiva por duas mulheres, que correram pelas ruas da cidade gritando "ela está viva". Segundo o chefe dos bombeiros no local, a garota foi levada ao hospital, mas não havia detalhes sobre seu estado de saúde.
Crianças estão entre as principais vítimas do tremor de magnitude 6.2 que deixou ao menos 120 mortos no país, segundo a ministra da Saúde da Itália, Beatrice Lorenzin. Ela não revelou, no entanto, quantas das vítimas encontradas são crianças. Na cidade de Accumoli, uma das mais atingidas, uma família inteira, incluindo uma criança de 9 anos e outra de apenas 8 meses, morreu soterrada. "Ele levou todos eles de uma vez", lamentava a avó das crianças, enquanto as equipes de resgate retiravam os corpos dos destroços.
O jornal italiano Corriere della Sera reuniu em seu site vários relatos do difícil resgate a essas crianças. "A cada notícia positiva, logo se segue uma negativa", diz. Segundo a publicação, pela manhã foram encontradas duas crianças com vida e quatro mortas na cidade. Em Pescara del Tronto, dois meninos de 4 e 6 anos de idade foram resgatados por seu próprio pai, que cavava os escombros junto com equipes de bombeiros. Segundo a imprensa italiana, o pai havia retornado na noite anterior de Roma para buscar os filhos, que estavam na casa dos avós. A avó salvou a vida dos meninos abrigando-os sob a cama ao sentir o terremoto.