A estrutura tem 430 metros de comprimento  e está  suspensa 300 metros acima do solo, no parque natural de Zhangjiajie
A estrutura tem 430 metros de comprimento e está suspensa 300 metros acima do solo, no parque natural de Zhangjiajie | Foto: Fred Dufour/AFP


Zhangjiajie - A China inaugurou no sábado (20) uma ponte com piso de vidro, suspensa 300 metros acima do solo no cenário espetacular do parque natural de Zhangjiajie. A obra de seis metros de largura é formada por 99 placas de vidro transparentes e pode receber, simultaneamente, 800 pessoas, informou a agência de notícias oficial Xinhua.

A estrutura tem 430 metros de comprimento, pendurada entre dois picos montanhosos do parque natural de Zhangjiajie, na província central de Hunan. Além de percorrer a estrutura e apreciar a vista das montanhas, os turistas também poderão praticar esportes como bungee jumping ou tirolesa. "Eu queria vir e sentir a grandeza deste trabalho. Eu não tenho medo porque parece seguro", disse à AFP Wang Min, uma mãe que veio com seu marido e filhos.

Para demonstrar a solidez da ponte, as autoridades organizaram diversas ações de comunicação. Em um experimento, um repórter bateu com um martelo uma das pilastras; em outro, um veículo carregado de passageiros passou por cima de uma das placas, que não sofreu qualquer fissura.
"Hoje está um pouco cheio, há um pouco de confusão. Mas estar suspenso a 300 metros de altura é uma experiência única", declarou Chenglu Lin, que viajou com os seus colegas.

A agência Xinhua informou que a estrutura suporta apenas oito mil pessoas por dia e que os turistas têm de reservar a entrada com um dia de antecedência. O passeio custa 138 yuan (US$ 20). Para evitar qualquer dano à infraestrutura, "são proibidos câmeras, paus de selfie e sapatos de salto alto", segundo a agência.

A ponte foi projetada pelo arquiteto israelense Haim Dotan. Segundo informações do governo municipal, um dos picos do parque Zhangjiajie poderia ter inspirado a montanha flutuante que aparece no filme Avatar, lançado em 2010 na China. De acordo com um jornal local, um fotógrafo de Hollywood visitou o parque em 2008 para tirar fotografias que teriam sido posteriormente utilizadas pela produção.
ehl/ib/an/jz/mr