Imagem ilustrativa da imagem Austrália festeja 2017 em um mundo sob medo de atentados



Sydney - A Austrália recebeu 2017 com fogos de artifício espetaculares em Sydney, com a presença de 1,5 milhão de pessoas, enquanto o resto do mundo se prepara para uma noite de Ano Novo com medidas de segurança reforçadas.

Estas medidas, onipresentes na grande maioria das cidades do mundo inteiro após um ano repleto de atentados, não puderam, no entanto, impedir um novo ataque em Bagdá.

Ao menos 27 pessoas morreram em um duplo atentado suicida em um mercado reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).

De Istambul a Paris, passando por Orlando, Bruxelas ou Ouagadougou, a lista de cidades atingidas por ataques terroristas foi muito longa em 2016.

No entanto, milhões de pessoas sairão sucessivamente às ruas de Oceania, Ásia, Oriente Médio, África, Europa e América para comemorar a chegada de um ano repleto de incertezas políticas e geopolíticas.

Em Sydney, o show de fogos de artifício à meia-noite local (11h00 de sábado, horário de Brasília) prestou homenagem a grandes astros do espetáculo que morreram em 2016, como o britânico David Bowie e o americano Prince.

Um total de 2.000 policiais extras foram mobilizados após a prisão de um homem por "ameaças vinculadas ao Ano Novo". Há uma semana, o governo já havia afirmado ter frustrado um "complô terrorista" para o dia de Natal em Melbourne.

A Indonésia também disse ter frustrado um projeto de atentado de um grupo ligado ao EI no Natal em Jacarta e dezenas de pessoas morreram nas Filipinas nos últimos dias em ataques atribuídos a extremistas.

Israel, por sua vez, divulgou na sexta-feira uma advertência sobre os riscos "imediatos" de atentados contra turistas, em particular israelenses na Índia.

O Japão entrou em 2017 com milhares de pessoas nas ruas de Tóquio, soltando balões para celebrar a chegada do Ano Novo.

Na Coreia do Sul, mais de meio milhão de pessoas voltaram a protestar em Seul poucas horas antes da virada do ano para exigir a detenção e a destituição da presidente Park Geun-hye, envolvida em um escândalo de corrupção.