Tóquio - O impasse entre a China e o Japão em torno da disputa pelas ilhas Senkaku - Ilhas Diaoyu para Pequim -, no Mar da China meridional, ganhou mais um capítulo neste fim de semana, com o desembarque de nacionalistas japoneses nas ilhas e com novos protestos da China.
''O ministério das Relações Exteriores apresentou formalmente suas queixas e manifestou o seu enérgico protesto à embaixada japonesa na China, pedindo ao Japão que pare com qualquer ação que atente contra a soberania territorial da China'', declarou o governo em um comunicado.
Taiwan, que não possui relações diplomáticas com Tóquio, convocou o representante do Japão para denunciar uma ''provocação'', que ''apenas alimenta as tensões no Mar da China meridional'', declarou o ministro das Relações Exteriores, Timothy Yang.
Uma frota de 20 navios japoneses, com 150 pessoas, chegou ontem em Senkaku para reafirmar a soberania japonesa, informou um jornalista da AFP a bordo de uma das embarcações. Uma dúzia de nacionalistas desembarcou em Uotsurijima, a principal ilha do arquipélago, para hastear a bandeira japonesa. ''É um território indiscutivelmente japonês. Encontramos ruínas de casas em estilo japonês'', exultou Eiji Kosaka, um político de Tóquio. As ilhas não são habitadas, mas suas águas são ricas em peixes e o fundo do mar pode ser rico em petróleo e gás.