Londres - Julian Assange, refugiado há dois meses na embaixada equatoriana em Londres, pediu aos Estados Unidos que parem com a ''caça às bruxas'' contra o WikiLeaks e agradeceu ao Equador por sua ''coragem'', em sua primeira aparição pública desde março.
O fundador do WikiLeaks se dirigiu aos seus seguidores e aos mais de cem jornalistas na sacada da embaixada, onde está desde 19 de junho fugindo da justiça britânica, que se preparava para extraditá-lo à Suécia. ''Peço ao presidente (Barack) Obama que faça o certo, os Estados Unidos devem renunciar a sua caça às bruxas contra o WikiLeaks'', afirmou Assange, de 41 anos, que não pode colocar os pés para fora da embaixada porque corre o risco de ser preso.
Assange também agradeceu ao presidente equatoriano, Rafael Correa, ''pela valentia que demonstrou por levar em consideração e me conceder asilo político''. Na semana passada, o Equador concedeu asilo diplomático ao fundador do WikiLeaks e exige que a Grã-Bretanha conceda um salvo-conduto para que ele possa sair do país, algo que, até o momento, as autoridades britânicas se negam a fazer.