As autoridades liberaram 2.830 metros cúbicos de água por segundo através do reservatório principal
As autoridades liberaram 2.830 metros cúbicos de água por segundo através do reservatório principal | Foto: Josh Edelson/AFP



Oroville, Estados Unidos - Quase 200 mil pessoas tiveram que deixar suas casas nesta segunda-feira (13) no norte da Califórnia diante do risco, já reduzido, de que um dano em uma represa causasse fortes inundações. O governador Jerry Brown decretou estado de emergência para liberar recursos para a zona afetada e o Pentágono disse estar preparado para enviar tropas militares caso seja necessário.

O perigo diminuiu por enquanto, ainda que a ordem de evacuação tenha sido mantida, no momento em que as autoridades avaliavam a segurança do transbordamento da represa de Oroville, a maior do país, situada a 120 km ao norte de San Francisco. O nível da represa, que havia aumentado após várias semanas de fortes chuvas, diminuiu, segundo informações das autoridades.

O risco não é pela represa em si, terminada em 1968 e sobre a qual o Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia disse não estar em perigo de entrar em colapso, mas pelo transbordamento de emergência que canaliza o excesso de água. Um enorme buraco se abriu no reservatório principal da represa na semana passada, o que obrigou as autoridades a ativar pela primeira vez o reservatório de emergência no sábado (11). Mas o reservatório começou a sofrer um desgaste, ameaçando romper e desviar a água para as cidades do vale, informou a imprensa americana.

As autoridades liberaram 2.830 metros cúbicos de água por segundo através do reservatório principal, reduzindo o nível da represa no domingo (12), informou o jornal Sacramento Bee, que cita o porta-voz do Departamento de Recursos Hídricos, Doug Carlson.