No caso da Learnway, uma das funções das Cidades Virtuais é servir como rede social corporativa, sem substituir a rede social convencional. O diretor Giuseppe Mosello explica que as ferramentas possuem funções e objetivos diferentes.
No meio corporativo, as redes sociais criam uma comunidade virtual de pessoas que possuem objetivos em comum. Além disso, exige a figura de um cibergestor, que vai administrar a comunicação dentro desta comunidade. ''A rede social corporativa parte do que acontece dentro da empresa, e a comum, do que acontece fora da empresa.''
Além da Eluxcity, a cidade virtual habitada pelos colaboradores de pós-venda da Electrolux, a empresa possui comunidade nas redes sociais externas, mas com objetivos diferentes. A Eluxcity é voltada à comunicação e treinamento interno e as redes externas ao monitoramento das opiniões dos consumidores. Tanto que o uso de outras redes, que não a Eluxcity, não é permitida aos colaboradores dentro da empresa.
Mas mesmo as redes sociais abertas viabilizam o uso por empresas tanto para comunicação interna quanto externa, informa o gestor de mídias sociais da Zoe Mídias Digitais, Leandro Pascoal. Tanto que, para ele, Facebook, Twitter e LinkedIn são as ferramentas que mais trazem resultados para os negócios porque se prestam como meio de comunicação interna e externa ao mesmo tempo.
Por meio de grupos, a empresa pode reunir profissionais ou interessados do mesmo ramo para troca de informações. Além disso, através das ''fanpages'', os colaboradores podem fazer pesquisas de satisfação com os usuários e ter o feedback dos internautas, fazer atendimentos, obter informações de desenvolvimento de novos produtos ou serviços e fazer promoções e sorteios.
Na visão de Pascoal, as empresas têm que estar onde as pessoas estão, e elas estão nas redes sociais já conhecidas. Mas ele ressalva que, mesmo se tratando das redes mais populares, também é fundamental a presença de um profissional que faça a gestão da rede por meio de um analista de mídias sociais ou por uma agência que presta este serviço.(M.F.C.)