Um dos fatores que comprometem a qualidade do sinal é o uso da conexão sem fio por várias pessoas em mais de um aparelho ao mesmo tempo
Um dos fatores que comprometem a qualidade do sinal é o uso da conexão sem fio por várias pessoas em mais de um aparelho ao mesmo tempo | Foto: Shutterstock



Com o uso maior de eletrônicos com acesso à internet – smartphones, tablets, notebooks, smart TVs... -, o Wi-Fi se tornou um recurso indispensável na casa das pessoas. Acontece que, com tanta gente usando a conexão sem fio, às vezes em mais de um aparelho ao mesmo tempo, a qualidade do sinal pode decair.

A primeira dica para melhorar o sinal do Wi-Fi é verificar o local onde o modem Wi-Fi se encontra. Quanto mais próximo do aparelho, melhor. "O que é mais comum na maioria das casas é que o roteador esteja instalado onde está o link de internet, na sala ou no quarto. É a partir daquele ponto que o roteador vai espalhar o sinal pela casa", afirma Rodrigo Paiva, gerente de Produtos da D-Link, fabricante de equipamentos para infraestrutura de redes.

Nem sempre isso é possível, mas o interessante é que o equipamento fique localizado no centro do imóvel, observa Paiva. O recomendado, pelo menos, é que o equipamento esteja localizado no lugar onde o uso da internet será mais frequente, diz Ricardo Moreira, gerente do Centro de Operações da Sercomtel.

Paredes de concreto, paredes com encanamento, equipamentos metálicos de grande área, como uma TV de tela plana ou uma geladeira, e até o aquário de peixes podem afetar o sinal de Wi-Fi se esses elementos estiverem entre o usuário e o roteador. Telefones sem fio, forno micro-ondas e câmeras de monitoramento que usam a mesma faixa de frequência que o Wi-Fi também podem causar interferência no sinal, lembra Moreira.

A escolha do roteador também é um fator importante. Moreira alerta que é preciso adquirir um equipamento para uso residencial certificado e com qualidade reconhecida. Para um melhor sinal de Wi-Fi, Paiva, da D-Link, orienta ainda escolher um aparelho com suporte aos padrões mais recentes de conexão wireless (o último é o AC, ou 5ª geração) e com a tecnologia "High-Power", que traz mais potência ao sinal.

Outro cuidado a ser tomado é com a senha do Wi-Fi. Recomenda-se usar uma senha forte, com criptografia WPA, e trocá-la com frequência para evitar que outras pessoas a descubram e usem a rede de internet sem fio sem autorização. "Às vezes, o usuário tem uma experiência ruim porque o Wi-Fi está sendo usado de forma inadvertida", comenta o gerente da Sercomtel.

Imagem ilustrativa da imagem Um bom sinal



Repetidores
Em locais distantes da casa onde o sinal do Wi-Fi chega com menos força, o gerente de Produtos da D-Link orienta usar repetidores de sinal, que o usuário pode ligar na energia elétrica do cômodo em questão. É preciso lembrar, entretanto, que o repetidor apenas irá "repetir" o sinal que recebe onde está instalado. "Se o sinal naquele ambiente estiver chegando com velocidade baixa, é aquela velocidade que o repetidor vai propagar", explica Paiva. Uma tecnologia que pode ajudar a levar a internet sem fio a lugares distantes da casa é o Powerline, que transporta o sinal Wi-Fi do modem direto para o local desejado por meio da energia elétrica.