Empresa que nasceu oferecendo aos londrinenses o serviço de telefonia fixa, a Sercomtel aposta na internet e no consumo de dados para continuar sobrevivendo, comenta Roberto Nishimura, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sercomtel Participações. "Uma coisa de que as pessoas têm necessidade não é do telefone, é do ponto de internet na sua residência. O telefone está deixando de funcionar como telefone, e sim como ponto de internet." Ponto que, na opinião de Nishimura, vai no futuro conectar cada vez mais dispositivos da casa, inclusive micro-ondas e geladeiras.

"Para a Sercomtel, isso significa repensar a forma de ganhar dinheiro. Temos que mudar a forma de cobrar e vender nossos produtos. Não temos mais como ficar pensando em pacote de minutos. Temos que agregar novos serviços, funcionalidades para sobreviver no mercado." Uma das apostas da operadora em 2016, por exemplo, foi na computação em nuvem.

Espaço cativo
Na visão da Positivo, o computador de mesa não está "fadado à extinção ou é supérfluo". Há mais de 25 anos, a companhia lançava o seu primeiro computador de mesa, com monitores de tubo. "Foi no curso de Informática das Faculdades Positivo que surgiu o projeto de montagem de microcomputadores para atender ao mercado educacional", recorda Alexandre Colnaghi, diretor de Marketing da Positivo. Em 2003, a companhia também entrou no varejo.

"Há algum tempo notamos que os consumidores estão migrando algumas atividades para outras plataformas como smartphones, notebooks, o que pode gerar a sensação de que os desktops são supérfluos. Mas experimente trabalhar com planilhas ou textos longos e logo verá que o desktop não é supérfluo", comenta ainda o diretor de Marketing. Em 2016 até o terceiro trimestre do ano, a companhia comercializou mais de 220 mil computadores de mesa. Para Colnaghi, o equipamento ainda encontra espaço tanto nas residências quanto no mercado corporativo e no governo. Para atender às novas necessidades do mercado, a empresa investe em inovação no segmento de computadores de mesa e em um portfólio de produtos mais amplo, que inclui celulares, smartphones, tablets, notebooks convencionais e conversíveis, desktops e computadores all-in-one.(M.F.C.)