Imagine uma cidade virtual, aos moldes de Second Life ou Sim City, com uso proposto pela própria empresa onde você trabalha. Para quem ainda achava que o meio corporativo resistia a tudo o que tenha característica de jogos ou redes sociais pode se surpreender com a ferramenta, que vem sendo adotada por companhias por todo o Brasil.

O Cidades Virtuais é um software criado pela curitibana Learnway, empresa especializada na área de e-learning. Nela, os cidadãos são os colaboradores de uma empresa e podem ter acesso a informações e treinamentos, assim como relacionarem-se com os colegas de trabalho e com os seus dirigentes.

Os recursos ficam organizados como em uma cidade. As ferramentas de cursos de treinamento à distância na universidade, vídeos no cinema, as informações na banquinha, comunicação na lan house e os grandes feitos dos colaboradores expostos em uma galeria de arte.

Os cidadãos da cidade virtual também ganham moedas a cada atividade cumprida como uma forma de incentivo ao uso da ferramenta. Seu saldo e extrato podem ser controlados no banco da cidade. Quando quiser, pode gastar as moedas no shopping.

Kraft, Electrolux e Amil já são usuárias da ferramenta criada em 2006 pelo diretor da Learnway, Giuseppe Mosello. ''O usuário de um portal é um usuário. O usuário de uma cidade é um cidadão'', afirma Mosello, mostrando a vantagem da Cidade Virtual sobre um portal comum da internet. ''(A Cidade Virtual) Gera um sentimento de pertençimento muito forte. É uma nova maneira de fazer comunicação dentro da empresa'', continua.

Leia mais na reportagem de Mie Francine Chiba

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