A Samsung disponibilizou no Gear VR dois aplicativos para ajudar os clientes a superar seus medos usando a tecnologia
A Samsung disponibilizou no Gear VR dois aplicativos para ajudar os clientes a superar seus medos usando a tecnologia | Foto: Ricardo Chicarelli



No final de 2016, a Samsung lançou no Brasil a campanha Launching People, com o objetivo de estimular consumidores da marca a vencerem seus medos com o auxílio da tecnologia. Para isso, disponibilizou na loja da Oculus, para o Gear VR (óculos de Realidade Virtual da Samsung), dois aplicativos, chamados de #BeFearless: um voltado ao medo de altura e outro ao medo de falar em público, considerados bastante comuns entre a população.
"A realidade virtual simula experiências reais. Com a campanha Launching People a pessoa tem a oportunidade de vivenciar uma situação desconfortável e enfrentá-la", comenta a diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil, Andrea Mello, em entrevista por e-mail.

Os apps simulam situações reais que causam temor às pessoas com medo de altura ou de falar em público. Para medo de altura, há a opção de baixar a ferramenta com paisagens urbanas ou naturais. No primeiro, há tópicos como um elevador panorâmico ou uma torre virtual, e no segundo, um passeio de helicóptero ou uma passagem por uma ponte pênsil. Para medo de falar em público, também há aplicativos para situações diferentes, como trabalho ou vida social. Os possíveis cenários vão de uma conversa amena em um trem a um discurso para várias pessoas. Cada tópico tem diferentes níveis de dificuldade.

TESTE
A FOLHA testou os aplicativos usando o Gear VR. Apesar de os gráficos e a resolução das imagens ainda deixarem claro que se trata de um ambiente virtual, as ferramentas são uma boa maneira de se preparar para reagir frente a uma situação real semelhante. Afinal, a mente é capaz de nos pregar peças: pessoas que dizem ter medo de altura, por exemplo, relatam até mesmo sentir vertigem usando o recurso, principalmente quando em pé. "É importante ressaltar que a realidade virtual é uma ferramenta de apoio, um complemento ao tratamento para superação de medos e fobias. O acompanhamento médico e terapêutico é fundamental na resolução de qualquer questão relacionada à saúde", alerta Andrea. (M.F.C.)