Os chamados games de furtivididade, em sua maioria, são jogos de alto grau de dificuldade e, quase sempre, muito recompensadores. Este alto grau de dedicação deve ser um dos fatores de pouca atração dos jogadores atuais, que por falta de tempo ou paciência, focam em jogos mais casuais, que não trazem muita frustração ao longo do gameplay. A indústria de games hoje traz produtos, digamos, muito mais "lights". Muitas vezes a regra é não se estressar.
Entretanto, ainda existem jogadores que gostam desse tipo de desafio dos jogos "stealth". O músico Thiago Ridolfi Ferreira é um conhecedor de videogames e procura jogos que de fato tragam a ele desafios de alto nível e imersão. Colecionador de consoles e atualmente com um PS4 e Wii U, ele se lembra do primeiro contato com jogos de furtividade, ainda no Playstation 1, com Metal Gear Solid e Syphon Filter. Ele também se lembra de Thief, lançado para PC na década 1990 e depois remasterizado para PS4, game que traz a furtividade em primeira pessoa. "Em jogos deste gênero, qualquer erro pode ser fatal. Acredito que este tipo de jogo não é para qualquer um", salienta.
Para o gamer, os jogos atuais que são difíceis acabam se destacando, num mercado que segundo ele hoje é focado em crianças e adolescentes, na grande maioria jogos mais rápidos. "A geração atual de jogadores não quer isso, porque este gênero é complexo e demorado. Muitas vezes a pessoa precisa jogar 15, 20 vezes um mesmo level até superá-lo".
Thiago acredita que os melhores games são aqueles que acabam trazendo uma experiência mais ampla, com uma boa jogabilidade, dificuldade e, claro, uma boa história que deixe o jogador bem preso. "Gosto de jogos com boas histórias, com um universo próprio e bem envolventes. O gênero stealth é de ‘nicho’, com poucos jogos, e não pega os gamers mais casuais. Uma estratégia das desenvolvedoras é misturar elementos, como o RPG".
O biólogo Vinícius Vendramini é colecionador de jogos da série Metal Gear. Ele explica que sempre buscam games furtivos, que exigem estratégias, porque acabam sendo mais desafiadores. "O pessoal prefere colocar o pé na porta e sair atirando para todos os lados. O grande desafio, ao meu ver, é passar de forma desapercebida pelos levels, eliminando os inimigos no silêncio. A experiência do jogo fica bem mais interessante!" (V.L)