A Proteste (Associação dos Consumidores) enviou uma notificação à empresa Motorola referente aos problemas apontados pelos consumidores com a câmera do modelo de celular Moto X4.

De acordo com o teste realizado pela Associação foi constatado que a câmera do aparelho não consegue focar perfeitamente no objeto do primeiro plano. Caso o consumidor tire uma "selfie" na frente de um armário de livros, por exemplo, ele ficará desfocado, mas os livros atrás dele estarão completamente focados. O que acarreta o problema de dar a impressão de "embaçado" e torna ineficiente uma das principais funções do celular.

Segundo a Proteste, o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidores, os fornecedores respondem pelos vícios dos produtos e caso esse vício não seja sanado no prazo máximo de 30 dias, o consumidor pode exigir a substituição do produto, a restituição do valor pago ou abatimento proporcional do preço.

Diante disso, a Proteste enviou uma notificação a Motorola pedindo que a empresa faça uma ampla divulgação sobre o vício que o celular apresenta, a fim de que todos os consumidores que compraram, ou têm a intenção de comprar, o Moto X4 tenham conhecimento disso.

A empresa também deverá informar aos consumidores todos os seus direitos em relação a compra de um produto com vício previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Motorola
Em nota, a fabricante do Moto X4 informou que "tomou conhecimento dos questionamentos formulados pela PROTESTE e entrará em contato com a associação para entender os critérios e os parâmetros utilizados que levaram aos resultados divulgados, bem como para solicitar as amostras utilizadas para análise."

A empresa também destacou que "todos os seus produtos são fabricados seguindo rigorosos processos de controle de qualidade e primam pela inovação, design e praticidade". "A marca investe constantemente em novas tecnologias para oferecer produtos cada vez melhores aos seus consumidores", concluiu a Motorola.