Com o uso de número cada vez maior de dispositivos dentro de um ambiente, soluções para melhorar o desempenho da rede Wi-Fi são de interesse de muitas pessoas. Uma das tecnologias mais recentes apresentadas é o Wi-Fi Mesh. O sistema já começa a chegar à casa das pessoas, e um passo para isso acontecer no Brasil foi dado nesta terça-feira (05), com o lançamento de produto pela TP-Link, empresa de produtos Wi-Fi – o Deco M5 -, em São Paulo.

"É o primeiro Wi-Fi Mesh sendo lançado no Brasil. Não tenho dúvida que o padrão (de Wi-Fi) será esse", declarou Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para a América Latina, empresa que desenvolveu a tecnologia Mesh para a TP-Link. O Wi-Fi Mesh provê cobertura mais ampla e com maior qualidade de sinal utilizando uma única rede através de pontos de acesso que podem ser distribuídos pelos cômodos da casa.
Um sistema de autogestão direciona a rede automaticamente ao "caminho mais rápido" para a conexão, sem interrupções. De acordo com a TP-Link, o Wi-Fi Mesh já representa 30% do mercado de roteadores dos EUA.

A fabricante também destaca a configuração e a instalação facilitada do produto. O Deco M5 possui um app para Android e iOS com instruções passo-a-passo para que os consumidores possam configurar sua rede rapidamente.

O produto inclui ainda uma solução com funções de segurança com proteção contra malware e exploração de vulnerabilidades da Trend Micro, ferramentas de controle parental e possibilidade de envio de relatórios de utilização mensal para o smartphone.

Voltado ao ambiente doméstico, o lançamento da TP-Link vem com três unidades. Cada uma cobre uma área de 100 metros quadrados e suporta até 50 dispositivos. Segundo a fabricante, é possível instalar até 10 unidades em uma única rede.

O Deco M5 é equipado com processador quad-core e conta com sistema dual-band AC1300 para velocidades de 400 Mbps na banda de 2.4 GHz e 867 Mbps na banda de 5 GHz. O Deco M5 já está disponível nas lojas Kalunga e Nagem pelo preço de R$ 1.599 (o kit com três unidades). A fabricante informou que, em breve, também deverá disponibilizar unidades avulsas do produto para venda.

Leia mais sobre Wi-Fi Mesh no Mercado Digital desta quinta-feira (07).

*A jornalista viajou a São Paulo a convite da TP-Link.