Lara Croft: musa dos games completa 20 anos
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quinta-feira, 01 de dezembro de 2016
Victor Lopes<br>Reportagem Local
Ela é linda, aventureira, inteligente e com um detalhe básico: nasceu nos videogames para se tornar um ícone da cultura pop. Há 20 anos - no mês de novembro de 1996 era lançado o primeiro game da franquia Tomb Raider (Desbravadora de Tumbas, em tradução livre), estrelado pela arqueóloga britânica Lara Croft. Ainda nos gráficos poligonais dos consoles Sega Saturno, Playstation e também PC, o jogo produzido pela Eidos Interactive vendeu sete milhões de cópias e foi bem avaliado pela crítica especializada.
De lá para cá, Lara Croft ganhou o mundo. São praticamente 20 jogos somando os "spin-offs", séries de animação, quadrinhos, cosplays impressionantes e dois filmes produzidos por Hollywood em que Lara foi interpretada nada mais nada menos que pela sex symbol Angelina Jolie. Entre altos e baixos desta jornada de duas décadas, Tomb Raider arrebatou fãs por todo o planeta, principalmente pelos seus games desafiadores, puzzles intrigantes e dificuldade no gameplay acima da média.
Nesta data tão significativa para a franquia, o ponto alto, sem dúvida, é o "lançamento" de Rise of Tomb Raider, que em novembro do ano passado chegou exclusivo para Xbox One e agora, numa edição especial "20 Year Celebration", está disponível para PS4. O game desenvolvido pela Crystal Dynamics e distribuído pela Square Enix conta com o novo capítulo no modo história intitulado "Blood Ties", modo de combate de zumbis "Laras Nightmare", suporte ao PlayStation VR (Realidade Virtual) e jogabilidade co-op Endurance. Além disso, Rise of Tomb Raider ganha dificuldade "Extreme Survivor", cinco skins clássicas, e um "traje + arma" inspirado em Tomb Raider III, lançado em 1998. Os DLCs também estão todos disponíveis.
Não há como negar que depois de um intervalo de seis anos sem um jogo forte da franquia, o reboot trazido em 2013 pela Crystal Dynamics e a sequência de 2015/2016 mostram como a personagem ainda é importante para o mercado de games atual. O empresário João Paulo Montenegro, da Drakon Games, relata que os novos jogos de Lara não vendem tanto comparado a outras franquias, como FIFA e Battlefield, mas salienta que "os títulos não decepcionam quem dá uma chance a eles".
Para Montenegro, o sucesso de Tomb Raider no passado era muito maior até pela menor concorrência de games similares mas que hoje o jogo é bem mais encorpado e atrativo. "Antes, Lara Croft era uma heroína consagrada, quase invencível, e nos games atuais ela ainda está iniciando sua jornada. Isso faz com que ela seja mais frágil, mortal, e próxima à realidade. É justamente isso que os jogadores procuram, o que chamamos de survivor, todos na linha do consagrado The Last of Us".
Tomb Raider, portanto, se tornou um jogo mais adulto, o que, para o especialista, faz com que Lara tenha um futuro promissor. "É claro que o sucesso de Lara foi muito maior na década de 1990. Mas se a produtora seguir essa linha de um personagem mais vulnerável e humano, tem tudo para abocanhar novos gamers e fãs, inclusive em outras mídias, como a produção de filmes com a personagem".