iPhone 7 foi lançado na semana passada e já mexeu com os preços dos outros smartphones da Apple
iPhone 7 foi lançado na semana passada e já mexeu com os preços dos outros smartphones da Apple | Foto: Divulgação



Com o anúncio do iPhone 7 no último dia 7, os preços dos modelos da geração anterior do smartphone da Apple ficaram até 21,3% mais baratos em um intervalo de apenas sete dias. Ao considerar um período maior de tempo, essa diferença fica ainda maior – chega a 23%. Isso é o que aponta levantamento do site comparador de preços Zoom, realizado nos últimos dias 29 de agosto e 5 e 12 de setembro. O iPhone 6S de 128 GB de memória foi o que teve a maior queda de preço em duas semanas. No último dia 12, já estava R$ R$ 917,44 mais em conta que no final do mês passado, passando de R$ 3.909,15 para R$ R$ 2.991,71. Em segundo lugar ficou o iPhone 6S de 16 GB, que ficou R$ 759,51 mais barato, passando de R$ 3.399,15 para R$ 2.639,64. O levantamento considera o menor preço encontrado em cerca de 300 lojas do varejo on-line.

Sempre que a Apple lança novos Iphones, os preços dos modelos da geração anterior caem. No lançamento do iPhone 6, como foi noticiado pela FOLHA na época, o iPhone 5S ficou R$ 600 mais barato na loja brasileira da marca. A redução de preços é uma oportunidade para aquele consumidor que desejava um iPhone mas não tinha dinheiro o suficiente para comprá-lo. No lançamento, os valores costumam ser altos – o iPhone 6, por exemplo, chegava a R$ 4.399. O iPhone 7 e o iPhone 7 Plus estarão disponíveis a partir de amanhã em mais de 25 países, disse a fabricante. O Brasil ainda não aparece na lista e não há previsão de preços no País. Nos EUA, o aparelho vai custar a partir de US$ 649.

"É muito natural essa queda de preços, ainda mais em se tratando de Apple, que mexe muito com o mercado", diz Paulo Guedes, especialista de produtos do Zoom. Para ele, os novos lançamentos da marca afetam os preços até mesmo de aparelhos de outras marcas.
Diego Silva, analista da IDC na área de Consumer Devices, explica que sempre que há um novo lançamento, a fabricante movimenta todo o restante do seu portfólio para obter bons resultados. "Quando há um lançamento, até para otimizar o portfólio e dar mais destaque ao lançamento, a fabricante baixa os preços dos demais modelos para que o portfólio inteiro tenha aumento nas vendas e para atrair usuários que não tinham a possibilidade de comprar um aparelho com aquele ‘range’ de preços."

Segundo o analista, há hoje no mercado três fabricantes que atuam no mesmo segmento da Apple, considerado "premium", de aparelhos com preços a partir de R$ 3 mil. Quando há movimento de qualquer uma das fabricantes dentro desse segmento, as demais criam ações estratégicas para absorver o "boom" causado pela concorrente, que podem envolver inclusive preços. "Todas elas (as fabricantes) sabem com quem competem", ressalta Silva.

Especificações
Antes de aproveitar para comprar um modelo da geração anterior que está com descontos, vale observar que o iPhone 6S com maior capacidade de memória (128 GB), que teve a maior queda de preços, ficou com um preço próximo ao do iPhone 6 com metade da memória (64 GB) – R$ 2.815,67. Portanto, vale a pena analisar bem os valores e as especificações técnicas de cada modelo antes de fechar a compra do novo velho iPhone. A memória é um bom ponto de análise, já que os aplicativos e as atualizações consomem cada vez mais memória do smartphone, diz Guedes. "Vale a pena investir em um aparelho com memória melhor. O usuário precisa comparar no preço o que está ganhando e o que está perdendo de recursos." O tamanho da tela é outro ponto de atenção nos modelos do iPhone. O 6S Plus tem 5,5"; o 6S, 4,7"; e o SE, 4".