Em nota divulgada na última segunda-feira (15), o presidente e diretor jurídico da Microsoft, Brad Smith, responsabilizou os governos pelo ataque de grandes proporções, devido ao "armazenamento de vulnerabilidades" feito por eles. Smith afirmou que os exploits (ferramenta desenvolvida por hackers para explorar uma determinada vulnerabilidade) do WannaCrypt teriam sido extraídos de programas furtados da Agência de Segurança Nacional (National Security Agency – NSA), dos EUA. O furto teria sido divulgado publicamente no início deste ano. "Vimos vulnerabilidades armazenadas pela CIA aparecerem no WikiLeaks, e agora essa vulnerabilidade furtada da NSA afetou clientes de todo o mundo. (...)Um cenário equivalente com armas convencionais seria as forças armadas dos EUA terem alguns de seus mísseis Tomahawk roubados", comparou Smith.

"Uma das correntes diz que a NSA utiliza essa falha para ter um backdoor ('porta dos fundos') de acesso aos sistemas operacionais Windows", diz o advogado Fernando Peres, referindo-se à vulnerabilidade explorada pelos hackers para o ataque do WannaCrypt. "Tecnicamente, tudo isso é possível", continuou o especialista. No entanto, ele disse acreditar que as chances de alguém "assumir a culpa" por isso são muito remotas. "Como ninguém vai assumir a culpa, a gente nunca vai ter uma resposta concreta."

O que fazer
Chegar ao responsável pelos ataques é "inviável", afirmou Peres. "Em casos como esses há uma dificuldade muito grande de identificação do criminoso. Alguém que comete um crime como esse toma todas as precauções para não ser desmascarado", continuou. "Por mais que o usuário tenha seus direitos feridos, não quer dizer que exista uma resposta jurídica para isso. Uma medida jurídica acaba sendo inviável por causa do desconhecimento do criminoso."

O que o usuário pode e deve fazer é manter, na empresa ou instituição: uma política bastante restritiva de segurança virtual; os sistemas operacionais sempre atualizados; e uma rotina de backup dos dados para não perdê-los para os cibercriminosos.(M.F.C.)