PES 2017 apresenta gráficos de alto nível e oferece todos os times licenciados do Campeonato Brasileiro
PES 2017 apresenta gráficos de alto nível e oferece todos os times licenciados do Campeonato Brasileiro | Foto: Fotos: Divulgação



Fifa x PES é o Fla x Flu dos videogames. As versões 2017 dos dois principais jogos de futebol virtual do mercado chegaram recentemente e a pergunta é a de todos os anos: qual das produtoras conseguiu trazer um produto que mais impactasse entre os gamers? De um lado, a EA chega mais uma vez com o Fifa 17 mostrando que não está para brincadeira: traz um simulador de futebol com evolução na jogabilidade, partidas mais cadenciadas e um excelente modo história. Do outro, a Konami aposta num PES 2017 com gráficos de alto nível e oferece todos os times licenciados do Campeonato Brasileiro, na busca de morder uma boa fatia do mercado nacional.
Quando se trata das vendas, entretanto, o Fifa continua goleando o PES, e com facilidade. Nas duas principais lojas de games de Londrina, a procura pelo jogo da EA chega a ser quatro vezes maior que o concorrente. Na Koopa Troopa, do lançamento até ontem, foram 80 vendas de Fifa 17 contra 25 de PES 2017. Na Drakon Games, foram 40 vendas de Fifa 17. A loja nem realizou pedidos do jogo da Konami.
Mas, afinal, por que, mesmo com todas as melhorias do PES nos últimos anos, o jogo continua comendo poeira, com poucos jogadores fiéis? Para João Paulo Montenegro, gamer e proprietário da Drakon Games, a EA sempre teve a intenção de dominar todos os games ligados a esportes, enquanto a Konami fez muito sucesso com o futebol virtual quando "os videogames ainda eram considerados apenas brinquedos". "A EA continua nesta linha de trazer simuladores, algo que lembre o jogo real, e hoje há hardware disponível no mercado para isso. O Fifa busca uma evolução constante neste sentido, enquanto o PES é para jogadores mais casuais".
Para Montenegro, as constantes mudanças do Fifa em relação a jogabilidade - mesmo liderando o mercado - faz o game se tornar diferenciado. "O jogo flui mais cadenciado, com tática, similar a uma partida real. Esses dias, um senhor de idade entrou na minha loja e achou que estava assistindo futebol de verdade na TV".
Para Gabriel Modenuti, proprietário da Koopa Troopa, a Konami precisa decidir se vai levar a jogabilidade do PES focada no arcade ou simulador. "Em 2016, eles se afastaram do simulador e se dedicaram ao arcade. Agora, no novo jogo, fizeram o inverso. Os fãs da franquia também ficam perdidos com essa indecisão da publisher. Do jeito que está, acho que em breve as poucas pessoas que ainda jogam PES vão migrar para o Fifa".
As inovações, segundo Modenuti, também fazem toda a diferença para o game da EA. "O modo ‘A Jornada’, em que você embarca na história de um jogador profissional, deu um fôlego inédito aos games de futebol. Isso faz toda a diferença".

TESTE
A reportagem da FOLHA jogou O Fifa 17 e, de fato, se impressionou com as mudanças na jogabilidade. O game está mais lento, fluído, lembrando demais o futebol real. As alterações nas bolas paradas também foram interessantes, aumentando a dificuldade para cobrar escanteios, faltas e pênaltis. Fazer gol nesta nova versão é um grande desafio.
Controlar o jogador Alex Hunter no modo "A Jornada" também é um deleite. A história, que se inicia numa peneira e segue pelos grandes clubes do Campeonato Inglês, traz uma imersão muito grande. São aproximadamente 20 horas de gameplay que valem muito a pena! Por fim, a melhoria dos gráficos também pode ser notada, principalmente da torcida, ainda mais real e influente durante as partidas.