Imagine uma cidade virtual, aos moldes de Second Life ou Sim City, com uso proposto pela própria empresa onde você trabalha. Para quem ainda achava que o meio corporativo resistia a tudo o que tenha característica de jogos ou redes sociais pode se surpreender com a ferramenta, que vem sendo adotada por companhias por todo o Brasil.
O Cidades Virtuais é um software criado pela curitibana Learnway, empresa especializada na área de e-learning. Nela, os cidadãos são os colaboradores de uma empresa e podem ter acesso a informações e treinamentos, assim como relacionarem-se com os colegas de trabalho e com os seus dirigentes.
Os recursos ficam organizados como em uma cidade. As ferramentas de cursos de treinamento à distância na universidade, vídeos no cinema, as informações na banquinha, comunicação na lan house e os grandes feitos dos colaboradores expostos em uma galeria de arte.
Os cidadãos da cidade virtual também ganham moedas a cada atividade cumprida como uma forma de incentivo ao uso da ferramenta. Seu saldo e extrato podem ser controlados no banco da cidade. Quando quiser, pode gastar as moedas no shopping.
Kraft, Electrolux e Amil já são usuárias da ferramenta criada em 2006 pelo diretor da Learnway, Giuseppe Mosello. ''O usuário de um portal é um usuário. O usuário de uma cidade é um cidadão'', afirma Mosello, mostrando a vantagem da Cidade Virtual sobre um portal comum da internet. ''(A Cidade Virtual) Gera um sentimento de pertençimento muito forte. É uma nova maneira de fazer comunicação dentro da empresa'', continua.
Eluxcitianos
Uma comunicação mais abrangente é o que a Electrolux almejava quando resolveu utilizar a ferramenta para integrar a sua rede de colaboradores de pós-venda em todo o Brasil, segundo Ana Paula Liz, Training & Research Supervisor da Electrolux em Curitiba. A cidade, customizada, foi batizada de Eluxcity e seus habitantes são chamados de eluxcitianos. ''(O objetivo é) Democratizar a informação através de filmes, treinamentos, boletins técnicos, fazendo com que toda a rede (Rede Nacional de Serviços Autorizados Electrolux) espalhada pelo Brasil chegue até a informação.''
A cidade virtual da Electrolux oferece aos colaboradores várias ferramentas como o CityBook, uma página pessoal que sugere amigos com base nas afinidades profissionais como no Facebook, e a calçada da fama, onde está o nome dos colaboradores com as melhores práticas como forma de reconhecimento. Os eluxcitianos também recebem moedas virtuais, as ''Coroas'', que podem ser trocadas por mercadorias.
Com a adoção da ferramenta dois anos atrás, a adesão aos treinamentos à distância proporcionados pela ''Universidade Eluxcity'' cresceu 325%. De acordo com Ana Paula, os resultados positivos também vieram com o aumento do índice de conclusão dos cursos e com o aumento do índice de satisfação do consumidor. A coordenadora acrescenta que pensa, para um próximo momento, incluir avatares dos colaboradores à cidade.
A colaboradora da área de Pós Venda, Elizabeth Aguiar, usuária da Eluxcity, conta que ao acessar a ferramenta sente-se ''como se estivesse entrando em um jogo'', e lá encontra todas as informações que precisa de forma lúdica. ''É uma forma gostosa de trabalhar sem se sentir trabalhando.''
Informações sobre produtos são frequentemente acessados pela colaboradora para o desenvolvimento do seu trabalho na biblioteca da cidade. Ela lembra, no entanto, que mesmo sendo uma ferramenta lúdica, trata-se de uma ferramenta de trabalho. ''Podemos interagir com os amigos, mas dentro de normas. O foco principal é o trabalho.''