Melhores equipes avançam para etapa Sul brasileira
Melhores equipes avançam para etapa Sul brasileira | Foto: Ricardo Chicarelli



Uma legião de nerds e fãs de robótica "invadiram" o centro de Londrina nesta segunda-feira (13). Desde às 10h, eles estão reunidos em um shopping da cidade, onde participam da fase regional do Torneio de Robótica Lego League. São cerca de 600 alunos, de seis aos 18 anos, do colégio Sesi e Senai, apresentando durante todo o dia projetos que envolvam tecnologia, por meio de robôs, e a temática da água.

"Os alunos definiram um trabalho de pesquisa e em cima disso fizeram todo o processo curricular. Posteriormente, os grupos apresentaram para uma banca julgadora, que avaliou a questão científica. Quem passou por isso montou o robô seguindo toda uma rotina e agora estão aqui para definir os vencedores desta fase", explicou Lucilene Furlan, gerente do Sesi/IEL (Instituto Euvaldo Lodi) Londrina.



As quatro melhores equipes serão classificadas para a etapa Sul brasileira, que vai acontecer no final de 2018 em Curitiba. Já a fase nacional está programada para Brasília, no final do ano que vem. "Vemos que os jovens gostam de competir e de uma forma saudável, o que é importante. Mesmo aqueles que não se classificam, ficam felizes porque veem os companheiros avançando. É um verdadeiro trabalho de equipe", avaliou. O evento está acontecendo no shopping Royal Plaza e é uma ação pedagógica desenvolvida pelo Sesi e Senai.

Nove municípios da Região Metropolitana de Londrina e Norte Pioneiro estão representados no torneio. Moradora de Rolândia, Clara Amadeu, 11, desenvolveu um trabalho que reaproveita água da chuva para outras finalidades dentro de uma residência. "O nosso maior desafio está sendo achar maneiras de que isso não contamine o lençol freático", contou a estudante do sexto ano do ensino fundamental. "O trabalho envolve muito questões de geografia e ciências. Isso ajuda na escola."

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (14) NA FOLHA