O programador Vágner Silva recomenda jogar o game com o óculo VR: "É o melhor Resident Evil dos últimos anos"
O programador Vágner Silva recomenda jogar o game com o óculo VR: "É o melhor Resident Evil dos últimos anos" | Foto: Divulgação



No bate-papo com os gamers fãs da franquia Resident Evil fica evidente a alegria de ver o jogo novamente bombando no mercado, e com qualidade. Os últimos lançamentos, principalmente o Resident Evil 6, tinham dado um balde de água fria no pessoal, que percebeu que a publisher japonesa havia "perdido a mão" nas produções, com jogos mais voltados para a aventura do que o terror. Além disso, os enredos se mostravam fracos - sem solidez nas histórias -, o que desanimava ainda mais quem curte o jogo.
O programador Vágner Silva nunca deixou de jogar Resident Evil ao longo da sua vida, mesmo quando a Capcom passou por um período "trash" com a franquia. Ele se lembra quando comprou o primeiro jogo da série, em meados dos anos 1990, ainda para Playstation 1. "Eu nem sabia do que se tratava e depois nunca mais parei de jogar". Colecionador de consoles, Vágner jogou todos o games até hoje, tanto da série principal como spin-offs, em todos os videogames da Sony, além do Nintendo DS, Wii, Game Cube e Dreamcast.
Ele concorda que a produtora do jogo, de fato, não estava vivendo um bom momento nos últimos anos. "O Resident 5 e o 6 foram mais voltados para ação, lembrando muito o Gears of War (referindo-se ao jogo da Microsoft). No 6, por exemplo, eles tentaram colocar todos os personagens famosos da franquia dividido em várias histórias, para tentar chamar a atenção, mas acabou não dando muito certo".
Devido a toda essa frustração dos últimos lançamentos, a expectativa em relação ao 7, lançado há poucos dias, era pequena. "Agora, o pessoal que está falando mal é porque ainda não jogou. É o melhor Resident Evil dos últimos anos, com muitos puzzles, easter eggs e outras referências claras aos primeiros jogos da série. Utilizar a câmera em primeira pessoa deu muito certo, deixou o jogo bem imersivo e o clima de suspense alto, que é a marca da série. Sem dúvida, entrou para os meus favoritos".
Quando se trata da jogabilidade no Playstation VR, Vágner fica muito empolgado com a experiência da realidade virtual. "O óculos engana o nosso cérebro. Só estou jogando com o VR porque qualquer susto vira um "sustão". É algo difícil de explicar, só quem passa pela experiência sabe o quão fantástico é".

Game frenético
O editor de vídeos e youtuber Ícaro Rocha, do Rockmen Channel, gostou muito do resultado do Resident Evil 7, jogado no PC. Ele relembra que quando foi anunciado, não achou que seria promissor e que ficaria próximo do famoso Outlast. "Já joguei uma boa parte e está bem diferente. É um jogo que assusta muito, o que é positivo, porque essa característica estava sendo perdida. O game é frenético a todo instante". Entretanto, uma crítica de Rocha é que o novo jogo é muito diferente do resto da franquia. "Não se encaixou tão bem, pois os outros jogos da franquia eram mais no formato detetive policial, ou seja, a essência foi mudada", completa ele, que considera o Resident 2 como o melhor de todos os tempos. (V.L.)