As dicas do Kaspersky Lab para manter os dispositivos seguros incluem apagar os aplicativos que não estão sendo utilizados. Além disso, deve-se sempre instalar aplicativos adquiridos nas lojas oficiais e ficar de olho nas suas configurações, as "permissões" concedidas pelo usuário às ferramentas.

Dependendo de suas configurações, os apps podem ter acesso a informações sigilosas, rastrear os locais do usuário e até compartilhar dados dele com servidores de terceiros. "O principal é o usuário sempre verificar se o aplicativo é realmente confiável e verificar as permissões solicitadas antes de instalar, pois depois de instalado fica muito mais fácil o app executar uma ação maliciosa sem que o usuário perceba", avisa Thiago Marques, analista de segurança do Kaspersky Lab.

André Sicuro Scremin só apaga arquivos quando precisa de espaço de armazenamento
André Sicuro Scremin só apaga arquivos quando precisa de espaço de armazenamento



Outra recomendação da companhia de segurança cibernética é atualizar os aplicativos sempre que houver uma nova versão disponível. A atualização deve ser feita sempre por meio das app stores oficiais. "Neste caso, os aplicativos passam por uma verificação antes de ser disponibilizado para o usuário", observa Marques.

Giovanni Carnielli nunca parou para pensar sobre a desordem dos equipamentos
Giovanni Carnielli nunca parou para pensar sobre a desordem dos equipamentos



No caso de aplicativos que exigem as credenciais do usuário, o analista de segurança lembra que é importante sempre avaliar se o app realmente precisa desse tipo de informação para funcionar. "Por exemplo, se tenho um aplicativo cuja função é me mostrar a cotação do dólar, não existe a necessidade de ele pedir usuário e senha da conta vinculada ao dispositivo ou credenciais do Facebook." Uma última dica é usar um software especializado nos dispositivos, que pode ajudar a identificar aplicativos com comportamento suspeito, não utilizados ou que precisam de atualizações.(M.F.C.)