Yasmin Alcaraz e Eduardo Bueno Netto prometem mais rapidez e melhor preço
Yasmin Alcaraz e Eduardo Bueno Netto prometem mais rapidez e melhor preço | Foto: Fotos: Marcos Zanutto



A possibilidade de contratar um projeto de decoração pela internet pode soar um pouco estranha de início, afinal, como um decorador pode desenvolver um projeto sem visitar o local pessoalmente? Mas isso é o que propõem plataformas virtuais que já começam a pipocar pela internet. Com o contato on-line se tornando cada vez mais comum – e até preferido por alguns – e a falta de tempo das pessoas, contratar o serviço de forma on-line deixou de ser uma ideia absurda. Em casos como o da decoração, internet pode reduzir custos e tempo de entrega e, assim, atrai clientes que antes tinham receio de contratar o serviço.
Em Londrina, Yasmin Alcaraz e Eduardo Bueno Netto criaram uma plataforma de decoração on-line em que é possível pedir projetos completos ou consultorias para Yasmin, que é arquiteta, decoradora e personal organizer. "As pessoas têm vontade (de contratar o serviço) mas têm um pouco de medo, porque acham que é um serviço caro", ela conta. "Então eu pensei: como poderia fazer o mesmo serviço que faço pessoalmente de forma mais barata?"
Nasceu então o MyEasyDecor, com a ajuda de Bueno Netto, que tem experiência nas áreas de administração e de marketing. De acordo com Yasmin, o serviço on-line é mais barato, e também mais rápido, porque dispensa o contato pessoal. O pacote básico custa R$ 999, e o cliente pode comprar itens adicionais, como detalhamento de marcenaria ou de pontos elétricos e hidráulicos. "É tipo um Subway", brinca a arquiteta.
Em até 15 dias, Yasmin entrega ao cliente a planta, as imagens em 3D e uma lista de referências de locais onde ele pode comprar os móveis e objetos do projeto. Caso o cliente não goste do resultado, a primeira revisão é de graça. Também é possível pedir um projeto "express", entregue em até cinco dias, por R$ 1.799.
Mas como o cliente pode expressar de forma on-line o que quer? Um questionário on-line permite que ele descreva o que deseja com o auxílio de recursos como imagens, sem precisar entender o linguajar técnico. A comunicação também é feita por meio de fotos e vídeos, e o próprio cliente tira as medidas do ambiente para o projeto. Para passar mais confiança ao cliente, a profissional se coloca à disposição por meio de um chat no site ou por WhatsApp, e agrega ao site depoimentos, vídeos, e conteúdo no blog e em e-books.

SEM BARREIRAS
A plataforma permitiu que Yasmin pudesse conquistar clientes do Rio Janeiro e até dos EUA, algo impensável caso ela atendesse apenas pessoalmente. "Gente do Brasil inteiro vem falar comigo", ela conta.
Outra experiência que mostra como a internet quebra as fronteiras foi realizada por meio da Decoradornet, de São Paulo. O engenheiro Guilherme Ommundsen, cofundador da plataforma, conta que uma decoradora brasileira, morando em Montreal (Canadá), fez um projeto de decoração para uma carioca, que tem casa na Suíça.
"Um tempo atrás ninguém imaginava comprar um óculos, uma calça jeans pela internet. Hoje se compra até fruta", diz o engenheiro. No on-line, os clientes ficam mais à vontade para dizer o que querem, observa. "Na hora de passar o 'briefing', o pessoal fica com medo de falar. No on-line as pessoas acabam tendo menos receio de descrever o que querem."
Segundo Ommundsen, mesmo nos EUA, as plataformas de decoração ainda são novidade. "É uma tecnologia recente, mas que já existe em muitos outros mercados, como o Uber."

Veja o vídeo sobre a plataforma criada em Londrina:
https://www.youtube.com/embed/lND1YZ0RJM0