Imagem ilustrativa da imagem Criminosos virtuais (e reais) entram na onda de Pokémon Go
| Foto: AFP/Stringer
Disponíveis em poucos países, como a Arábia Saudita, Pokémon Go ainda não tem data de lançamento prevista no Brasil: especialistas alertam para os riscos de baixar o jogo de forma pirata



O jogo Pokémon Go ainda nem foi lançado no Brasil, mas as empresas de antivírus já alertam sobre os perigos – virtuais e até reais - que rondam o game, pois os criminosos estão se aproveitando de sua popularidade para espalhar armadilhas aos jogadores. Lançado no começo do mês, o jogo elevou em US$ 9 bilhões o valor de mercado da japonesa Nintendo em apenas dois dias, passando para US$ 28 bilhões. Primeiro título da empresa para smartphones, o game vem gerando uma onda de downloads e frisson nas redes sociais, apesar de ainda estar disponível em poucos países. Ainda não há previsão de seu lançamento no Brasil. Gratuito, o jogo usa tecnologia de realidade aumentada, que permite aos jogadores andar pela vizinhança enquanto buscam personagens na tela de seus celulares.
Como o Pokémon Go ainda não está disponível no País, muitos estão recorrendo à pirataria. Porém, a Norton alerta para versões maliciosas do aplicativo que, na verdade, são cavalos de troia disfarçados. Estes infectam o aparelho e criam uma porta de acesso para invasões de cibercriminosos. "O real problema de fazer um download de uma fonte desconhecida é que você não sabe quem está disponibilizando aquele conteúdo e por qual motivo. Se o autor for mal intencionado, o usuário pode ter suas informações roubadas e usadas para fins ilícitos, corre o risco de ser infectado por um malware sem saber e até ter prejuízos financeiros", afirma Nelson Barbosa, engenheiro de segurança da Norton, em texto enviada pela assessoria de imprensa.
Sites também estariam oferecendo Pokécoins, moeda virtual utilizada no jogo, e outros itens pagos do game em troca do preenchimento de um cadastro. Os dados fornecidos pelo jogador desprevenido podem então ser utilizados pelos criminosos para roubo de identidade.

Perigo real
As empresas de segurança da informação alertam inclusive sobre os perigos do mundo real relacionados ao jogo. Uma das características do Pokémon Go é levar as pessoas ao ar livre para "caçar" Pokémons. Mas, entretidos com o game, muitas podem não prestar muita atenção por onde andam e sofrer acidentes ou mesmo serem assaltadas, alerta a Symantec. Segundo a empresa, o próprio aplicativo aconselha os usuários a prestar atenção aos arredores e a evitar áreas isoladas ou mal iluminadas enquanto estão jogando.
Em artigo enviado à imprensa, Bruce Snell, diretor de segurança cibernética na Intel Security, relatou que em menos de dois dias após o lançamento do jogo para iOS nos EUA, a polícia do Missouri declarou que havia uma investigação sobre criminosos que colocaram um sinalizador no game para atrair os jogadores para uma área afastada, com o objetivo de assaltá-los. "A polícia informou que houve vários assaltos à mão armada em utilizando esta técnica. Iscas virtuais para vítimas do mundo real! O jogo também pode motivar mais crimes tradicionais."