O cliente de decoração on-line tem o perfil diferente do off-line, opina Guilherme Ommundsen, da Decoradornet. No on-line, os clientes desejam, por exemplo, a opinião do profissional sobre a melhor maneira de decorar um determinado cômodo da casa. E, no fim, é ele mesmo quem executa o projeto. Os projetos entregues pelos decoradores on-line dão todas as orientações necessárias para isso - a "receita do bolo", como diz o cofundador da Decoradornet -, sem que seja necessário entender os detalhes técnicos da atividade.
Para o arquiteto e professor universitário Alessandro Souza Cavalcanti, as plataformas de decoração pela internet têm seus benefícios, mas são "complementares". "Como tudo está caminhando para o virtual, essa é uma das alternativas. Mas existem, no meu ponto de vista, algumas restrições", ele reitera. "Quando você faz um projeto à distância, tira algumas informações importantes para o arquiteto construir um projeto mais assertivo. Nenhuma máquina substitui a emoção que o ser humano sente."
Para Cavalcanti, as plataformas virtuais podem ser interessantes para questões pontuais, como dúvidas sobre cores ou peças específicas, e servir como uma "porta de entrada" para projetos maiores. "O todo tem que ser vivenciado com uma experiência real. As plataformas são algo que vêm somar, não substituir."(M.F.C.)