As chamadas via celular passarão a ser realizadas pela rede 4G (LTE), e não mais pela 2G ou 3G. Por mais que boa parte dos usuários já navegue usando a rede de quarta geração, hoje, ao fazer ou receber ligações, a conexão é "derrubada" para as redes de segunda e terceiras gerações, já que a 4G ainda não suportava serviços de voz. No dia a dia, a diferença que o usuário de celular vai notar, fazendo chamadas com o 4G, será a maior qualidade nas ligações, mais nitidez, tempo de resposta menor nas conexões e economia de bateria.
Atualmente, apenas Tim e Vivo estão operando usando a tecnologia, chamada de VoLTE (Voz sobre LTE). Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o serviço está sendo ofertado, por opção das operadoras, na faixa de 700 MHz, a mesma que está sendo desocupada com a migração dos canais de TV analógica para a digital. Por isso, a oferta deverá ocorrer à medida que a faixa é desocupada nas cidades brasileiras.
Em 24 de julho, a Tim disponibilizou a tecnologia em Brasília (DF), e em seguida no Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Natal e Uberlândia. Até o fim do ano, o VoLTE também estará nas cidades onde a companhia opera com o 4G na faixa de 700 MHz e nas principais capitais no País, informou a assessoria de imprensa. "Estamos ampliando o 4G para a chegada do VoLTE, dependemos apenas da liberação da frequência de 700 MHz", declarou o diretor comercial da Tim para o Paraná e Santa Catarina, Carlos Eduardo Spezin Lopes. Em Curitiba, as ligações em alta definição pela Tim chegam em setembro, mesmo que a faixa de 700 MHz não tenha sido desocupada, utilizando as frequências de 1.800 MHz e 2.100 MHz. No interior do Estado, a tecnologia estará disponível no primeiro trimestre de 2018.

Por enquanto, quando o usuário recebe ou faz ligação, a conexão cai para 2G ou 3G
Por enquanto, quando o usuário recebe ou faz ligação, a conexão cai para 2G ou 3G | Foto: Shutterstock



A Vivo fez o lançamento da tecnologia no dia 25 de julho, acrescentando que testes também estão sendo realizados para a utilização do VoLTE para roaming internacional em conjunto com a Movistar Argentina. Ainda não há previsão, por parte da operadora, de quando a tecnologia será ofertada em Londrina, mas a companhia afirmou que já está preparando sua rede para uma "expansão gradual" para o restante do País.
As demais operadoras ainda não oferecem a opção. A Claro informou, via assessoria de imprensa, que está testando a tecnologia e que irá lançá-la "em momento oportuno". A Oi disse apenas que o VoLTE não está ativo na rede LTE da operadora. Já a Sercomtel ainda não opera com o 4G.
Conforme esclareceu a Anatel, a evolução da telefonia móvel no Brasil para a segunda e a terceira gerações permitiu a conexão por dados e voz e o desenvolvimento de aplicativos que, entre outras funções, possibilitam as chamadas de voz. "Mas, as diferentes tecnologias, coberturas e a própria mobilidade ainda são obstáculo para uma chamada de voz sobre a rede de dados, o VOIP, com qualidade", diz nota da Anatel enviada pela assessoria de imprensa.
"A evolução para redes 4G já não previam serviços de voz convencional, por circuitos, apenas conexões de dados. Porém novos avanços e protocolos, faixa de frequência que propiciasse uma cobertura mais ampla (700 MHz), transição de chamadas para redes legadas 3G e 2G, garantiram as prestadoras o estudo para oferta de voz nas redes 4G." As ligações com o VoLTE, conforme a Anatel, têm garantia de qualidade, diferente dos aplicativos OTT (Over The Top), como Skype e WhatsApp. "As chamadas de voz com tecnologia VoLTE, ainda que VOIP, ocorrem diretamente sobre a infraestrutura da própria prestadora, com garantia de qualidade e recursos. Tem ainda a facilidade de possibilitar chamadas de dados e voz simultâneos."
Em comparação com as chamadas por meio de aplicativos, o engenheiro eletricista e de telecomunicações Mauro Borges, da Proenge Cursos de Engenharia, lembra que as ligações usando o VoLTE têm maior garantia de qualidade, porque são fiscalizadas pela Anatel como maneira de avaliar o cumprimento de metas de qualidade pelas operadoras. "Como existem metas, elas (as chamadas) vão ser fiscalizadas."

Nem todos os modelos de celular estão habilitados para voz em 4G
Nem todos os modelos de celular estão habilitados para voz em 4G | Foto: Gustavo Carneiro



'Mudança significativa na qualidade'
Com o VoLTE, enquanto estiver navegando ou utilizando um aplicativo como o Waze e receber uma ligação, o usuário continuará recebendo e enviando dados pelo 4G, explica Carlos Spezin Lopes, diretor comercial da Tim. Segundo o engenheiro Mauro Borges, a tecnologia também passará a ter suporte para vídeo, viabilizando as chamadas de vídeo via 4G. Até então, as videoconferências usavam a rede 3G, afirma, já que o 4G não tinha suporte para voz.
A tecnologia trará uma "mudança significativa na questão da qualidade", salienta Borges. Isso porque o VoLTE usa um tipo de "codec" (codificador), que suporta uma taxa de bits quase dobrada – dos 8 Kbps (Kilobits por segundo) atuais, a taxa salta para 13 Kbps. A Vivo explica ainda que essa nova "gama de codecs" também possui mecanismos que eliminam ou reduzem ruídos externos e mecanismos de detecção de atividade de voz (VAD – Voice Activity Detector). "Isso confere maior qualidade da voz ao cliente, aumenta a autonomia da bateria dos aparelhos e gera, adicionalmente, uma otimização de recursos de rede, já que é transmitida somente a informação que é necessária." A economia de bateria chega a 35%, ressalta o diretor comercial da Tim, Carlos Lopes. "O sistema de componentes é meno requisitado que no 2G e no 3G."
O completamento das chamadas também será muito mais rápido. Se hoje uma ligação leva cerca de oito segundos para ser completada, com o VoLTE a conexão será "quase instantânea", podendo chegar a apenas um segundo de espera, afirma Borges.(M.F.C.)

Duas pontas precisam suportar tecnologia
O engenheiro Mauro Borges observa que as qualidades do VoLTE somente poderão ser notadas caso as duas pontas da chamada estejam utilizando a tecnologia. Para tanto, é preciso haver cobertura da rede de quarta geração na região do usuário, que o seu chip seja 4G, e que o plano de operadora, o aparelho celular e seu sistema operacional tenham suporte para o VoLTE. Além disso, é preciso ficar atento quanto ao modelo de tarifação das operadoras sobre esse serviço, alerta Borges.
A Vivo informa que, atualmente, estão homologados para o uso do VoLTE os smartphones Motorola Moto Z, Moto Z Play, Samsung S8 e S8+ nos planos pós-pagos. Quem já possui esses modelos deve atualizar o software para ter acesso à tecnologia. A lista dos aparelhos elegíveis para o serviço de voz com o 4G da Tim está disponível no site da operadora (http://www.tim.com.br/rj/para-voce/cobertura-e-roaming/4g/voz-em-hd), mas Carlos Lopes, diretor comercial DA empresa, afirma que já há modelos de entrada na lista.
Inicialmente, o VoLTE da Tim está disponível apenas para os clientes Tim Black e outros planos pós-pagos, exceto ofertas do segmento corporativo. A operadora deve liberar a tecnologia para usuários pré-pagos em breve, destacou a assessoria de imprensa. Não haverá cobrança adicional ou desconto dos pacotes de dados dos usuários, que continuarão pagando as tarifas de voz normalmente, afirmaram as operadoras.(M.F.C.)