A experiência de produzir vídeos e imagens em 360º ficou mais próxima dos usuários dos aparelhos top de linha da Samsung com o lançamento da câmera Gear 360, que chegou às lojas esta última semana, inclusive em Londrina. O aparelho foi lançado mundialmente em fevereiro, durante a Mobile World Congress, em Barcelona. A FOLHA foi conferir a novidade – compacta, a câmera faz fotos e vídeos em 360º de maneira simples a partir do smartphone.
O Gear 360 é compatível com os recém-lançados Galaxy S7 e Galaxy S7 edge, e com o Galaxy S6 edge +, Note 5, Galaxy S6 edge e Galaxy S6. É composta por duas lentes olho de peixe de 15 MP e se conecta ao smartphone através do aplicativo Samsung Gear 360. Através do app, o usuário pode visualizar as imagens da câmera e dispará-la para fazer fotos ou vídeos usando apenas uma das lentes (para imagens em 180º) ou as duas (para imagens em 360º). Também é possível fazer vídeos em modo timelapse ou looping. Leve e compacta, a câmera pesa 153g e vem com um pequeno tripé que pode ser acoplado ao seu corpo.
O equipamento faz fotos com resolução de até 30 MP e vídeos de 3840p x 1920p, que ficam armazenadas em um cartão de memória da câmera, de até 200 GB. "O usuário pode tirar fotos, fazer vídeos e exportar para o Gear VR", lembra Gabriel Ericksen, gerente do quiosque da Samsung no Boulevard Londrina Shopping, em Londrina. O Gear VR é o óculos de realidade virtual da marca, em que é possível visualizar imagens e vídeos em 360º mudando o ângulo de visão de acordo com o movimento do corpo. As fotos e vídeos também podem ser reproduzidos e salvos no próprio smartphone ou compartilhadas no YouTube, Google Street View ou Facebook, plataformas hoje compatíveis com o tipo de formato em 360º.
O lançamento tem ainda a certificação IP53, de resistência à poeira e à água. Está disponível nas lojas pelo preço de R$2.599.