Pesquisa realizada pelo FalaFreud mostrou que a maioria dos usuários resolveu aderir ao aplicativo porque sente vergonha de conversar pessoalmente com um profissional ou porque nunca fez terapia e gostaria de começar. O fato de estar sempre on-line é outro motivo para o cadastro na plataforma. A busca de ajuda terapêutica provém de razões como angústia, tristeza, esgotamento emocional, problemas no relacionamento ou com a família e stress e pressão no trabalho.

O alto valor do atendimento psicoterapêutico e a resistência das pessoas em procurar um profissional são fatores que levaram dois psiquiatras a criarem uma plataforma de "autoterapia" on-line. "O que nos motivou é fazer com que as pessoas tenham acesso a coisas legais que surgem na psicologia de maneira privada e barata", conta Diogo Lara, um dos fundadores, que também é pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O Código da Mente, segundo ele, não é psicoterapia, porque não é realizado por um profissional. "É mais parecido com autoajuda. Tem a eficácia da psicoterapia com preço da autoajuda."

Emoções negativas
Antes da "autoterapia", o usuário faz um teste para saber qual emoção negativa mais o afeta no momento - medo, raiva, impulsividade e ansiedade são exemplos. A plataforma faz então uma recomendação de módulos relacionados a essas emoções negativas em ordem de prioridade para o usuário iniciar sua autoterapia. Cada módulo se vale de recursos como textos, áudios e vídeos para ajudar o usuário a progredir.

Lara, que também atende em consultório, compara o Código da Mente a ferramentas on-line de aprendizado de línguas. Para algumas pessoas, só a ferramenta já é suficiente para o aprendizado, mas para outras, faz-se necessário o auxílio de um professor. O Código da Mente, diz, pode ser utilizado como uma ferramenta adicional no processo de psicoterapia, mas o seu uso sozinho já pode trazer bons resultados. A plataforma disponibiliza conteúdo gratuito aos usuários, e para conteúdo premium, cobra o valor de R$ 19,90 mensais.(M.F.C.)