Entre as novas tecnologias  está o aplicativo para celular que possibilita controlar todas as funções da piscina na palma da mão, desenvolvido pela Igui Piscinas
Entre as novas tecnologias está o aplicativo para celular que possibilita controlar todas as funções da piscina na palma da mão, desenvolvido pela Igui Piscinas | Foto: Igui Piscina/Divulgação



O verão se aproxima e para deixar a temporada ainda mais divertida o mercado de piscinas com suas novas tecnologias já estão a todo vapor. Soluções para aquecimento e tratamento de água, novos materiais de revestimento, sistemas de construção exclusivos surgem para tornar ainda mais confortável a relação do morador com sua piscina. Uma das grandes novidades apresentadas pelo segmento em 2016 é um aplicativo que torna possível controlar toda a manutenção da piscina pelo celular.

Filtragem e aquecimento da água, iluminação, cascata e até elementos desconexos da piscina, como portão eletrônico, luzes e som ambiente. Tudo isso pode ser controlado a partir do celular. "Tudo pode ser controlado à distância, de qualquer lugar do Brasil e até do exterior. Basta estar conectado à internet", explica o diretor da Igui Piscinas, Antônio Pinhatari. Segundo ele, o sistema funciona com três tipos de conexão: bluetooth, wi-fi e conexão remota. O aplicativo pode ser instalado em vários aparelhos da família e ainda dá acesso à loja em que o produto foi adquirido, possibilitando a comunicação direta com o representante do fabricante.

O novo sistema também traz novidades para o tratamento químico da água, com um clorador que transforma o sal em cloro por meio de uma reação química que ocorre durante a passagem da água pelo equipamento. "O clorador quebra a molécula de sal que é adicionado à água. Com isso, torna dispensável o uso de outros produtos porque consegue fazer a desinfecção da piscina sozinho", afirma Pinhatari.

O cloro, no entanto, tem sido preterido por muita gente, graças à tecnologia de tratamento de água com gás ozônio. "Muita gente reclama dos efeitos do cloro na pele, nos cabelos. Por isso, o ozônio vem ganhando muita força", afirma a engenheira civil Leila Bargas, da Piscinas e Cia. Segundo ela, dependendo da frequência de uso da piscina, esse tipo de tratamento dispensa até 80% do cloro.

Soluções para aquecimento e tratamento de água, novos materiais de revestimento, sistemas de construção exclusivos também visam facilitar a vida de quem tem uma piscina em casa
Soluções para aquecimento e tratamento de água, novos materiais de revestimento, sistemas de construção exclusivos também visam facilitar a vida de quem tem uma piscina em casa | Foto: Eduardo Liotti/Igui Piscinas/Divulgação



BORDA INFINITA
A piscina com borda infinita já deixou de ser exclusividade de resorts e hotéis e vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos residenciais. "A borda infinita é uma tendência muito forte, principalmente em piscinas de chácaras, com uma vista bonita, perto de lagos e represas", conta Leila. E não é à toa: esse tipo de projeto esconde a borda, fazendo com que a água pareça se unir ao horizonte, dando um belo visual à área de lazer. Há diferentes propostas para conseguir o efeito de borda infinita, mas todas elas contam com o transbordamento da água em uma ou mais bordas da piscina. A água que extravasa cai em uma calha e é bombeada de volta à piscina, sem desperdício.

Outra forte tendência no segmento de piscinas, de acordo com a engenheira civil, diz respeito aos materiais de revestimento. "O mercado está fugindo um pouco do azulejo azul, apostando em revestimentos brancos, que ganham um tom apenas levemente azulado com a água", conta Leila. Mas a tendência mais forte, segundo ela, são os revestimentos em pedra. "São pedras importadas, como a pedra hijau, que tem um tom esverdeado e dá uma cor legal para as piscinas", explica.

Também é possível encontrar nas novas linhas de revestimento porcelanatos que imitam o visual de pedras naturais. "Geralmente, para a área de piscina, os porcelanatos que reproduzem materiais naturais são os de maior procura. Na coleção 2016, temos inspirações em pedras vulcânicas, rochedos e limestone", conta a superintendente de branding da Portobello, Christiane Ferreira. Segundo ela, o formato 25x25cm é ideal para o interior de piscinas, mas não há regra para a escolha do tamanho. "Depende do estilo de cada projeto."

A superintendente ainda dá uma importante dica sobre a manutenção desses revestimentos. "No geral, os produtos mais indicados para a limpeza e manutenção dos porcelanatos são detergente neutro, limpadores domésticos com cloro – facilmente encontrados nos mercados –, saponáceo e água.

VIDRO
A alta tecnologia também está presente nos materiais utilizados para a construção das piscinas. Um deles, o que promove um dos visuais mais sofisticado, é a piscina de vidro, que precisa de um vidro especial, com resistência e fator de segurança elevados. "As piscinas são feitas com vidros laminados múltiplos, que são similares a vidros blindados. Esse material suporta a alta pressão da água e pessoas em movimento", explica o diretor executivo da T2G, Maurício Margaritelli.

Segundo ele, é possível ter vidros em apenas uma lateral da piscina ou em todas, além do piso. A tecnologia também já permite que essas piscinas sejam feitas de um tipo de vidro hidrorepelente e óleo-repelente, o que facilita a limpeza, evitando a manutenção constante e o turvamento do vidro a longo prazo.