Diversão e muito cuidado nas piscinas
Férias e verão combinam muito bem com piscina. Mas a diversão na piscina requer muita atenção com as crianças. Com o aumento do uso desses locais nesta época ano, acidentes podem acontecer no entorno, além de afogamentos. Adultos que não sabem nadar também devem redobrar o cuidado. A questão é tão importante que já há estados, como o Rio de Janeiro, onde todos os condomínios com piscinas são obrigados, por lei, a ter um guarda-vida, além de outros equipamentos para garantir a segurança dos usuários.

Ralos
Mesmo as crianças que sabem nadar ficam suscetíveis aos perigos, pois ainda há a possibilidade de serem sugadas pelo ralo da piscina, caso esse seja antigo e esteja mal regulado. Apesar dos alertas, esse tipo de acidente ainda continua acontecendo. Todos os anos a imprensa divulga casos dessa natureza em condomínios, clubes, hotéis ou até mesmo nas residências.

Piscinas antigas
Geralmente são elas que apresentam ralos com sucção mais forte. O ideal é chamar uma empresa especializada para verificar o equipamento – e se possível, trocá-lo por um que não "puxe" tanta água. Também vale adotar um filtro, antes do ralo, para diminuir a pressão.

Regras
É importante que haja precauções relacionadas a essa área tão concorrida durante o verão. Alguns cuidados, como cercar a piscina e pedir autorização dos pais para menores de 12 anos utilizarem a área desacompanhados, devem ser votados em assembleia.

Cerca
É a principal barreira entre as crianças e a piscina. Ela deve ser alta, a fim de impedir que os pequenos consigam pulá-la. O melhor é que sua tranca seja de difícil manuseio e que fique trancada, à chaves, de noite até de manhã.

Manutenção em dia
Além da água, que deve ser cuidada diariamente, a área ao redor da piscina também merece atenção. Escadas, piso, chuveiro e outros equipamentos devem constar na rotina de cuidados do zelador com o condomínio.

Sinalização correta
É imprescindível que haja placas ou sinalização mostrando a profundidade da piscina.

Câmeras
É uma medida geralmente polêmica, já que em alguns condomínios os moradores não gostam de se sentir vigiados pelo equipamento em roupas de banho. Por outro lado, pode ser a diferença entre salvar alguém que, por acidente, caiu na piscina.

Capa para piscina
Uma maneira inteligente de economizar água e evitar sua evaporação pode ser extremamente perigosa para crianças. Elas levantam a capa para ver a água embaixo, podem cair na piscina e não serem vistas.

Guarda-vidas
O que alguns podem considerar um gasto extra, deve ser encarado como um investimento, principalmente em condomínios onde haja muito uso da piscina, como nos condomínios clube.

Crianças acompanhadas
Os menores de 12 anos só devem estar desacompanhados no ambiente da piscina caso tenham autorização por escrito dos pais. De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) os menores de 10 anos não devem estar nunca desacompanhados em áreas comuns, mesmo que dentro do condomínio.

Cuidado com a água
Muitos condomínios preferem economizar nos cuidados com a água e instruir o zelador ou outro funcionário para executar esse trabalho. Nesse caso, o ideal é buscar uma qualificação para o colaborador, evitando assim que a água fique contaminada ou simplesmente não seja tratada corretamente.

Fonte: Portal Sindiconet