O preto nunca perde a majestade. A cor é a preferida de todos seja no vestuário, na maquiagem, ou nos demais setores que movimentam a economia. Sua elegância e sobriedade garante posição de destaque também na decoração de interiores, em combinações com outros tons e peças do mobiliário que concedendo aos espaços doses de irreverência e modernidade.

Bons exemplos dessa harmonia são os projetos dos arquitetos Carolina Bonetti , Sergio Valliatti Jr e Luciana Patrão, de Curitiba, que optaram pela cor em duas propostas diferentes de decoração. Carolina privilegiou o preto na reforma do apartamento de um empresário - solteiro, de 35 anos, que adora receber -, inserindo nos ambientes o perfil moderno e despojado do cliente.

Já a dupla Sérgio e Luciana deram uma nova cara à residência de um casal jovem, também empresários, e seus dois meninos pequenos. Como são praticantes de esportes e que, além de viajar, gostam de reunir a família, o destaque do projeto está na área da piscina.

Carolina destaca que no apartamento de 150 metros quadrados, com três quartos e uma suíte, o projeto culminou na eliminação de dois quartos, um deles para ampliar a sala e o outro para dar mais espaço à suíte, acrescentando ainda um closet ao cômodo. "Na sala também integramos a churrasqueira e fechamos a sacada para melhor aproveitamento e utilização do espaço para o cliente e seus amigos", revela.

Nas peças da decoração, a profissional privilegiou cores quentes como preto e fendi, com mesclas de cinza e matérias nobres, como um painel de aço corten. Para o piso a escolha foi pelo mármore branco Paraná. Nas paredes o charme fica por conta dos painéis feitos em marcenaria e o papel de parede. O arranjo ganha destaque na iluminação indireta dos espaços. Todo o trabalho Carolina resume em uma frase: "Um projeto moderno com ousadia nas cores, para não perder a identidade despojada do cliente".

Preto, o clássico e despojado
Preto, o clássico e despojado Preto, o clássico e despojado Preto, o clássico e despojado Preto, o clássico e despojado Preto, o clássico e despojado



Para a casa do jovem casal, Sergio Valliatti Jr e Luciana Patrão explicam que o projeto consistiu na ampliação e reforma da casa com área final de 580 m² e pé direito de 3 metros. "São 4 suítes, sala íntima com brinquedoteca e escritório integrado, sala de jantar, home theater, sala social, adega, hall, lavabo, copa cozinha, serviços, churrasqueira gourmet com estar, garagem, varanda e piscina", descrevem eles complementando que os ambientes estão distribuídos em dois níveis.

As áreas de piscina e varanda estão integradas com a churrasqueira gourmet por meio dos pergolados compostos em metalom preto. "O conceito foi integrar os espaços, ampliando áreas existentes e valorizar o convívio familiar. Toda a área social foi refeita e os fluxos melhorados", ressaltam.

Considerada a "menina dos olhos", a área da piscina a escolha pelo preto trouxe um efeito orgânico, natural, que remete a um rio. A área externa foi coberta com revestimento balines palimanan. A piscina, revestida em pedra vulcânica preta, foi projetada em duas profundidades tendo na área rasa uma "prainha" para as crianças. Depois, o paisagismo entra em cena, com duas floreiras altas que delimitam a cascata existente.

A dupla de arquitetos explicam que o casal os procurou com o intuito de adaptar a residência às necessidades da família. Como já tinham projetado outras duas residências para eles, existia confiança no trabalho.

O resultado final dos dois trabalhos, as fotos mostram mais.