Pequenas mudanças na decoração farão a diferença para aproveitar tudo o que a estação mais colorida e refrescante do ano tem a oferecer, como trocar a capa das almofadas e investir nas flores
Pequenas mudanças na decoração farão a diferença para aproveitar tudo o que a estação mais colorida e refrescante do ano tem a oferecer, como trocar a capa das almofadas e investir nas flores | Foto: R.R.Ruffino/Divulgação



A primavera já chegou e com ela é importante repensar os ambientes da casa para deixá-la mais agradável, aconchegante e leve. Pequenas mudanças na decoração farão a diferença para aproveitar tudo o que a estação mais colorida e refrescante do ano tem a oferecer. De setembro a dezembro, as tardes são mais quentes e as manhãs e noites fresquinhas. É hora, portanto, de aproveitar a iluminação natural, deixar o lar mais arejado e perfumado.

A arquiteta Adriana Zanardi diz que é preciso trocar a roupagem da casa, guardar as mantas e tapetes pesados e felpudos, usados para esquentar os ambientes no inverno, e apostar em tecidos mais leves. Nas capas das almofadas, seda e linho são boas opções. Para as cortinas, os tecidos transparentes dão leveza e garantem a passagem da luz natural. "Pode abusar das cores sem medo, tanto nos objetos de decoração como nas plantas", orienta.

Adriana recomenda o uso de tapetes com toque mais agradável aos pés, já que nesta estação as pessoas costumam andar descalços pela casa. Outra dica é aromatizar os ambientes. "Faz parte da decoração criar sensações", afirma. A arquiteta lembra que, como os dias são mais longos na Primavera, é importante preparar a área externa, o quintal, a sacada, a churrasqueira não só para receber, mas para trabalhar ou relaxar. "Almofadas, futons, redes são boas pedidas", aponta.

Apostar no verde e na integração entre os ambientes interno e externo é outra dica. E a arquiteta avisa: "Não é preciso ter um espaço enorme para deixá-lo agradável". Quem mora em apartamento e possui apenas uma pequena sacada, por exemplo, pode investir em jardins verticais, vasos de plantas nas paredes. A especialista observa que, para deixar a casa com a cara da estação, não é necessário gastar muito. Dá para reaproveitar objetos e materiais, transformá-los e reutilizá-los na decoração. "Deixa o ambiente personalizado", garante.

A arquiteta Juliana Meda compartilha da mesma opinião. Para ela, basta criatividade e bom gosto para renovar os ambientes gastando pouco. "É possível comprar tecidos para fazer as capas das almofadas, por exemplo. O ideal seria se pudéssemos ter quatro tipos de capas, uma para cada estação do ano. Essa simples troca já energiza a casa", argumenta. Na área externa, ela recomenda o uso de tecidos nos móveis, os listrados combinam muito com esse tipo de ambiente. Para quem gosta de seguir tendências, a arquiteta avisa que a paleta de cores do momento é composta pelo rosa, verde e cinza.

Juliana alerta para a importância de verificar a conservação das almofadas da área externa, que ficam expostas ao tempo e, por isso, têm durabilidade menor. Segundo a arquiteta, o momento é de valorizar o paisagismo e a iluminação dos jardins, que esbanjam beleza nesta época do ano. Para deixar o espaço de convivência do lado de fora mais aconchegante e convidativo, ela recomenda o uso de sofás, chaise, gazebos, ombrelones nas mesas.

Peças personalizadas também ajudam a dar um toque especial na decoração
Peças personalizadas também ajudam a dar um toque especial na decoração



UM AMBIENTE POR VEZ
Decorar a casa leva tempo, por isso a arquiteta Adriana Zanardi recomenda focar em um ou mais espaços que são considerados prioritários aos moradores. Aqueles que gostam de receber devem investir primeiro na área de lazer. Os mais reservados podem terminar antes a decoração do quarto do casal, por exemplo. "O mais importante é o planejamento. Muitas vezes, não dá para executar tudo de uma vez, mas a ideia não se perde, por isso é importante contar com o trabalho de um profissional", recomenda.

ABUSE DAS FLORES
Não tem como falar em primavera sem mencionar as flores. Elas são o principal destaque da estação e as grandes responsáveis por dar a leveza, o colorido e o perfume na decoração das residências. A florista e proprietária da Acácia Flor, Luciene Lombardi, diz que, nesta época do ano, há uma variedade de plantas que podem ser usadas nos diferentes ambientes. "O que conta é a criatividade", opina. As orquídeas, por exemplo, costumam ficar floridas por pelo menos três meses e podem ser mantidas dentro de casa.

Para as sacadas, ela sugere os vasinhos com minimargaridas, suculentas, kalanchoes, ervas. Violetas dão um toque especial no parapeito nas janelas. Os terrários, ou minijardins, são ótimas opções para quem tem pouco espaço ou tempo para cuidar das plantas. "Se for usar suculentas, é importante colocar no sol da manhã", avisa. A florista diz que é possível fazer lindos arranjos com buquês de flores em peças de vidros, porcelana, recicláveis, até mesmo em xícaras de café, ou em objetos da época da vovó.

Nos arranjos com buquês, as flores costumam durar, em média, uma semana. Luciene explica que, para mantê-las bonitas, é importante trocar a água a cada dois dias, além de cortar dois centímetros do caule das plantas. "Também coloco duas gotinhas de água sanitária para eliminar as bactérias", conta. Outra dica importante é limpar todas as folhas do caule ao receber um buquê, para fazer com que a água chegue até a flor e fique conservada por mais tempo. "Se a planta estiver ‘sentida’ é só colocar umas pedrinhas de gelo na água", orienta.

Segundo a florista, os londrinenses têm investido cada vez mais nas plantas para decorar a casa, especialmente em ocasiões especiais, como almoços em família. A empresária afirma que a procura por flores aumentou nos últimos dois anos. Para ela, plantas em casa mostram o quanto o anfitrião é cuidadoso, alegre, organizado e preocupado com os detalhes. A boa notícia é que, na primavera, devido à grande variedade de flores, dá para decorar mais gastando menos.

PERSONALIZE OS AMBIENTES
Não é preciso viajar para ter em casa peças lindas e personalizadas na decoração. Quem não abre mão da exclusividade e valoriza o trabalho manual, pode enfeitar os ambientes com objetos produzidos por designers e artistas plásticos da cidade. A designer Solange Perim Garcia Lopes, por exemplo, cria itens em alumínio e com pedras brasileiras. A linha de artigos é extensa, vai desde bandejas para a cozinha e lavabo, até jogos completos para o café da manhã, vasos, castiçais, utilitários para servir. "As peças exclusivas dão um toque especial na decoração da casa", garante.