De janeiro até outubro deste ano, cinco londrinenses vítimas de choques elétricos foram socorridos pelo Siate. Quatro tiveram apenas ferimentos leves, mas um jovem de 28 anos infelizmente não resistiu e morreu. Na avaliação do engenheiro eletricista e professor da Faculdade Pitágoras, Daniel Strufaldi Batista, além da falta de conhecimento sobre a obrigatoriedade do DR, o número de acidentes domésticos relativamente baixo e o preço estão entre os principais fatores para a não instalação do dispositivo.
"A grande parte dos acidentes, que deixam sequelas mais graves e matam, ocorrem em obras. Por isso, o número total de ocorrências não impressiona", argumenta. Para o professor, também falta divulgação. O valor do aparelho, que em Londrina pode ser adquirido em média por R$ 105, segundo Batista, é mais um empecilho. "O valor de um DR se aproxima do preço total do conjunto de 15 disjuntores normais. Então, proporcionalmente ao restante do quadro, é caro", aponta. Outro problema é a falta de fiscalização. Vistorias ocorrem apenas após os acidentes.
Batista ressalta, no entanto, que é muito importante instalar o aparelho para atuar nos circuitos de tomadas da cozinha, banheiros e áreas externas, principalmente. "O número de acidentes não é tão grande, mas quando ocorrem costumam ser graves", alerta. Ele orienta uma revisão no quadro elétrico e garante que, para quem está construindo um novo imóvel, economizar neste quesito não é a melhor opção. "O DR funciona como um seguro de carro. A gente espera nunca usar, mas quando usamos ficamos felizes de tê-lo", compara.

CHOQUE
O choque elétrico é provocado pela passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, segundo o engenheiro eletricista da Copel, Fábio Rodrigo Milanez. "O choque acima de 22 mil ampères é suficiente para causar uma arritmia cardíaca grave com potencial letal", alerta. Choques também podem provocar queimaduras leves ou graves – de até terceiro grau -, problemas renais, alteração do PH sanguíneo, entre várias outras lesões. (A.S.)